RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Primavera em Três Lagoas deve registrar temperaturas mais quentes do ano

A nova estação chega na sexta (22) sem chuva e com temperaturas altas até novembro

Por Kelly Martins
20/09/2017 • 13h51
Compartilhar

Se os moradores de Três Lagoas acham que o inverno está castigando com o calorão e tempo seco, nos últimos dois meses, devem se preparar para a nova estação: Primavera. Ela inicia na sexta-feira (22) e se engana quem acha que o clima apresentará mudanças, pelo menos, entre o final de setembro e o mês de outubro. É o que prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Historicamente o período é de chuvas mais intensas e frequentes. Normalmente, chegam antes mesmo da estação, o que até o momento não ocorreu. De acordo com o prognóstico dos institutos meteorológicos nacionais, Três Lagoas e outras oito cidades, como Campo Grande, Corumbá, Ladário, Coxim, Sonora, Alcinópolis, Cassilândia e Pedro Gomes, devem registrar temperaturas entre 38°C e 41°C, entre este mês até a primeira semana de novembro, caracterizando o período mais quente do ano.

Isso se deve ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer da estação. Tornam-se mais frequentes as formações de nuvens carregadas, iniciam-se as pancadas de chuva no final da tarde ao começo da noite. Os raios de sol passam a ser mais vertical no hemisfério sul aumentando a quantidade de energia, fortalecendo as nuvens de trovoadas nos finais de tarde. Em algumas ocasiões, aumentam as ocorrências de raios, ventos fortes e até queda de granizo.

Em Mato Grosso do Sul, a previsão é de chuvas acima da média para a Primavera, porém, entre novembro e dezembro.  Para Três Lagoas, a estimativa de chuva acumulada, em média, para o mês de outubro é de 100 milímetros. No mês de novembro, 125 milímetros, e dezembro 190 milímetros. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas