RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Programa qualifica fornecedores de Três Lagoas

Qualificação de empresas visa atender fornecimento para Votorantin e International Paper

Por Divulgação
25/11/2008 • 07h05
Compartilhar

O Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) desenvolvido pelo
Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso do Sul (IEL/MS) está melhorando a capacidade comercial de aproximadamente 20 empresas de pequeno e médio porte de Três Lagoas. De acordo com o líder de Projeto, Hugo Bittar, estas empresas terão grandes chances de serem futuros fornecedores de produtos e serviços, podendo atender a Votorantim Celulose e Papel (VCP) e a International Paper (IP), cujas fábricas entram em operação a partir do próximo ano no município.
A “reestruturação” destas empresas é desenvolvida em curso de aproximadamente 18 meses duração e toda a infra-estrutura e treinamento é bancado pela VCP-IP com o apoio da Prefeitura Municipal, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e IEL, órgão ligado à Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems).
No processo de qualificação, os proprietários recebem orientação de profissionais – auditores - do IEL. O cronograma consta de cinco etapas até a certificação. A primeira etapa é o Estratégico Comercial e Financeiro (ECF), que seria o diagnóstico inicial do potencial da empresa com o intuito de executar melhorias e fazer um levantamento sobre o histórico da mesma.
A segunda etapa seria a etapa de Qualificação. “Começamos aí a ‘explorar’ o potencia para que esta empresa alcance seus objetivos. Ao final de todas as etapas a empresa chega a ter um ganho em produtividade e lucratividade de quase 50%”, ressalta Bittar.
A terceira etapa seria Saúde e Segurança do Trabalho (SST), onde o treinamento visa aumentar a segurança dentro da empresa e tomar medidas para evitar acidentes, que possam por em risco a credibilidade desta frente ao mercado, que consome seus serviços e produtos.
A quarta etapa seria o cuidado com Meio Ambiente (MA). Responsabilidades e compromisso com a natureza. E a quinta, e que hoje se cobra muito de uma empresa para ter uma boa imagem no mercado: a “Responsabilidade Social (RS)”, muito valorizado por consumidores e, que, muitas vezes acaba sendo fator determinante para que o comprador opte por obter seu produto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas