RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Projeto "Óleo Limpo" garante a preservação das águas

A iniciativa já recolheu mais de 10 mil litros de óleo

Por Redação
09/12/2008 • 06h05
Compartilhar

Para garantir a preservação ambiental e a participação da comunidade no cuidado com o meio ambiente, o Rotary Clube Cidade das Águas de Três Lagoas lançará hoje (9), no início da noite, o Projeto “Óleo Limpo”, que tem por objetivo recolher o óleo consumido pelos moradores da cidade, na luta contra a poluição dos reservatórios de água do município.

O lançamento será realizado na sede do Sindicato Rural, no recinto do Parque de Exposições “Joaquim Marques de Souza, na avenida Ranulpho Marques Leal , número 1850, Vila Alegre, às 19horas.

O óleo de cozinha, quando despejado no ralo da pia, como é costume de grande parte da população, segue para as redes de esgoto da cidade, ocasionando a poluição de rios e até mares (em cidades litorâneas).

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A iniciativa que, até ontem (8), já havia recolhido mais de 10 mil litros de óleo, buscará, através de parcerias com as escolas das redes municipal, estadual e particular, além de comerciantes e residências, coletar o óleo sujo utilizado na alimentação da população. Assim que coletado, o material segue para uma refinaria, onde ele será transformado em biodiesel - produto hoje considerado um dos combustíveis renováveis menos poluentes.

A parceria com uma refinaria de Birigui (SP) consiste na troca do material coletado por óleo de cozinha limpo, próprio para o consumo, além de cestas básicas e outros materiais que venham a beneficiar a população.

Segundo o vice-presidente do Rotary Clube, Marcos Moura, o trabalho tem como foco o envolvimento da sociedade nesta causa, através da educação ambiental e a conscientização de todos com relação à preservação.

Para a coleta serão criados pólos de recepção do material nas escolas da cidade, onde o morador poderá encaminhar o óleo de cozinha armazenado. Como incentivo ao envolvimento dos alunos destas escolas no projeto, serão criados prêmios de participação a serem entregues às escolas e aos alunos que baterem recorde de arrecadação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas