RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Projeto promovido pela Assistência Social resgata cultura e tradição familiar

Idosos participaram do Projeto Chacobolo realizado pelo CRAS Interlagos

Por Redação
11/03/2013 • 11h41
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Interlagos, promoveu de 25 de fevereiro a 1 de março o Projeto Chacolobo.

Os idosos atendidos pelo CRAS participaram das atividades desenvolvidas pelas educadoras sociais, Juliana Araújo e Jandira de Jesus, com o objetivo de resgatar a cultura e a tradição familiar passada de geração para geração, além de proporcionar a troca de receitas entre os idosos.

As atividades foram realizadas durante as manhãs através de conversas entre eles, quando os idosos puderam recordar momentos em que as mães preparavam os lanches, onde os bolos, por exemplo, eram feitos no fogão de lenha e alguns ingredientes, como o polvilho, era extraído da mandioca, tudo de forma artesanal.
 
Para a educadora social, Juliana Araújo, os idosos possuem uma riqueza cultural muito grande e isso deve ser ressaltado. “A constante modificação cultural faz com que paremos de ter contato com coisas simples e prazerosas. Se pararmos para pensar, essas são as ultimas gerações que realmente viveram na roça, socando pilão, peneirando arroz, feijão, moendo café, cozinhando em fogão a lenha”, explicou.
 
Juliana ainda destacou que, mesmo considerando os atuais paradigmas globais, não se pode deixar de lado a sabedoria adquirida com os anos.  “Devemos nos esforçar para valorizar e nos aproximar cada vez mais deles, não deixando que as raízes se percam. Um exemplo disso foi a troca de receitas ocorrida entre os idosos durante o projeto, isso proporcionou uma significativa valorização e aumento na autoestima de todos que participaram das atividades”, concluiu a educadora social.
 
Dentre as receitas trocadas, destacaram-se alguns chás como “Capim Santo” que atua como calmante, “Maminha de cadela” que serve para afinar o sangue, Canela contra hemorragias e cólicas e Erva Doce que combate a prisão de ventre e atua como calmante.
 
Para acompanhar os chás foram servidos bolos de mandioca, fubá, tradicional, formigueiro e outros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas