RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Projeto regulamenta bicicletas elétricas

Uso de bicicletas motorizadas deve ser disciplinado

Por Ana Cristina Santos
31/08/2019 • 07h10
Compartilhar

Projeto de lei apresentado pelo vereador Marcus Bazé (DEM), regulamenta o uso de bicicletas motorizadas e elétricas em Três Lagoas. O projeto foi apresentado em fevereiro deste ano, mas apenas nesta semana teve aprovação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e foi encaminhado para parecer da Comissão de Finanças e Orçamento. Na próxima terça-feira (3) deve entrar na pauta de votação. Se aprovado, seguirá para a sanção ou veto do prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB).

De acordo com o projeto, fica proibida a utilização de bicicletas elétricas e motorizadas por pessoas menores de 16 anos.  Além disso, fica obrigatório o uso de campainhas, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral , bem como retrovisores dos dois lados, pneus em condições mínimas de segurança, e o uso de capacete.

Quem desrespeitar os artigos da lei será multado no valor de uma Unidade Fiscal de Referência (UFIR), e ainda terá a apreensão do veículo.  Em caso de reincidência, o valor da multa dobrará.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O proprietário do veículo que não estiver de acordo com a lei responderá civil e criminalmente, sendo aplicadas as regras estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro e no Código Penal. As bicicletas que não apresentarem as condições impostas na lei serão apreendidas pela Polícia Militar e agentes de trânsito.

O vereador Marcus Bazé disse que não é contra o uso das bicicletas elétricas, pelo contrário, entende que é um veículo importante e econômico, mas afirma que é preciso haver uma regulamentação e o uso correto para se evitar acidentes de trânsito, como tem ocorrido na cidade.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas