Rádios On-line

Pronatec abre vagas para Três Lagoas

Serão oferecidos sete cursos no município

19 FEV 2013 - 08h:25Por Redação

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal, abriu inscrições, ontem, para os cursos gratuitos de formação profissional. As inscrições serão feitas no site do programa, onde os interessados também podem conferir as listas de cursos ofertados. 

Em Três Lagoas, serão oferecidos sete cursos. Entre eles, estão: auxiliar administrativo T3 e T4 (160 horas/aula), com início previsto para o dia 1º de abril; auxiliar de pessoal (160 horas e início no dia 3 de março); balconista e farmácia (240 horas e início no dia 10 de abril), operador de computador (160 horas e início no dia 14 de março) e tecnologia e logística, 800h, com início no dia 25 de março.

Do total de cursos, apenas os dois últimos serão realizados na Unidade João Carrato, Centro. O restante será ministrado no Centro de Educação Profissional do Serviço Nacional do Comércio (Senac), também no Centro.

No entanto, caso o candidato não encontre a vaga pretendida no momento da inscrição, ele poderá indicar três cursos de interesse. Quando houver vaga disponível em algum deles, será notificado por e-mail para fazer a inscrição, também pela internet. Ao confirmá-la, o estudante terá dois dias úteis para comparecer à unidade de ensino e confirmar a matrícula. Neste ano, estão previstos 2,3 milhões de vagas em 724.539 cursos técnicos e 1.565.682 vagas em cursos de formação inicial e continuada.

CANDIDATOS
Podem se inscrever trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; povos indígenas; comunidades quilombolas; adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; desempregados; pessoas com deficiência; pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico; praças do Exército e da Aeronáutica com baixa do Serviço Militar ou atiradores; estudantes matriculados no ensino médio em escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Um acordo firmado entre os ministérios da Educação (MEC) e da Justiça destinará neste ano cerca de 35 mil vagas, com a possibilidade de chegar a 42 mil, a pessoas que cumprem pena de privação de liberdade. A prioridade será para aqueles que cumprem regime semiaberto. Esses alunos serão integrados a turmas formadas também por quem não cumpre pena de restrição de liberdade.

PROGRAMA
O Pronatec foi criado pelo governo federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Segundo o MEC, desde a criação, o programa atendeu a 2,5 milhões de brasileiros. Até 2014, a meta é oferecer cursos técnicos e de formação inicial e continuada a 8 milhões de estudantes e trabalhadores. (Com informações da Agência Brasil)

 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13