RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Prova possibilita formação de quem não concluiu estudos em idade própria

Exame será aplicado em diversas cidades do país, inclusive Três Lagoas

Por Tatiane Simon
01/08/2017 • 15h17
Compartilhar

Uma prova para certificar aqueles que não puderam, por algum motivo, concluir os estudos de Ensino Fundamental e Médio na idade apropriada têm, agora, a chance de conquistar o certificado e ingressar em uma faculdade. O exame pode ser realizado para solicitar a certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A prova é destinada ao público com no mínimo 15 (quinze) anos completos na data da prova para o Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, os interessados podem solicitar a certificação desde que tenham no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da prova.

Isso por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) que é uma prova elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)  gratuita e de participação voluntária ofertado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior.

O exame será aplicado no dia oito de outubro em todo o país; em Mato Grosso do Sul, dos 79 municípios, 21 aplicarão a prova, incluindo Três Lagoas. Os locais de prova ainda não divulgado pelo Inep.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As inscrições começarão a partir das 10h do dia 7 de agosto e irão até as 23h59 do dia 18 de agosto. O exame será aplicado em 8 de outubro.

Até o ano passado, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) era usado como forma de conseguir o diploma da educação básica – o candidato com pelo menos 18 anos que tirasse no mínimo 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação conseguia obter o certificado. Desde a mudança no exame, anunciada no início desse ano, ele perdeu essa função.

Certificação e Declaração de Proficiência do Encceja

a) Para o Ensino Fundamental:

Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;

Matemática;

Historia e Geografia;

Ciências Naturais.

b) Para o Ensino Médio (apenas para os brasileiros residentes no exterior

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;

Matemática e suas Tecnologias;

Ciências Humanas e suas Tecnologias;

Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

As áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).

A emissão dos Documentos Certificadores (Certificado e Declaração de Proficiência) é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação que firmaram com o Inep o Termo de Adesão ao Encceja Nacional, disponível no Anexo do Edital do Exame.

O participante poderá solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Encceja, do Encceja Exterior e  do Enem, desde que estejam dentro dos critérios estabelecidos nos Editais.

Onde posso encontrar material de estudo para o Encceja?

Na página específica de Materiais de Estudo para o Encceja. Este material é composto por um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores e quatro volumes de orientações aos estudantes (Ensino Fundamental).

Para o Ensino Fundamental, o MEC disponibiliza a Coleção Cadernos de EJA. Além disso, para subsidiar o estudo, o participante do Encceja Nacional ou o Responsável Pedagógico da Unidade do participante do Encceja PPL poderá consultar e disponibilizar aos dependentes, quando aplicável, as Matrizes de Referência do Encceja.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas