RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Quartel de Três Lagoas receberá míssil RBS 70

Exército executa plano de instalação de bateria antiaérea na cidade, iniciado em 2017

Por Valdecir Cremon
11/02/2018 • 07h00
Compartilhar

Um ano após transferir a 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea de Uruguaiana (RS) para Três Lagoas, o Exército dará mais um passo em seu projeto de reestruturação, iniciado em 2017, com o envio de um míssil RBS 70 ao quartel da cidade, no segundo semestre deste ano.
O armamento será o primeiro do tipo no Estado, embora seja usado pelo Exército desde a Copa do Mundo de 2014. A compra de mísseis e de outros equipamentos de defesa da empresa sueca Saab, pelas Forças Armadas, custou cerca de R$ 30 milhões.
O míssil RBS 70 pode atingir alvos a 7 mil metros de distância e voar a 2 mil metros de altitude, teleguiado por laser, o que o tornaria imune em caso de tentativa de abate e outras fontes de calor, segundo o fabricante. 
O comandante do Exército na cidade, capitão Nelho da Mata, disse que o armamento será enviado ao quartel como “proteção a pontos sensíveis”, como grandes empresas e as usinas hidrelétricas da região. 
No quartel já funciona, para instrução de soldados, um radar de baixa altitude, capaz de identificar alvos e detectar invasões do espaço aéreo. Não há determinação, contudo, de utilização do equipamento para o combate a crimes na fonteira do Brasil com outros países, como o tráfico de armas e de drogas. 
Não foram divulgadas imagens nem outros detalhes do equipamento.
Desde a mudança da Companhia de Infantaria para a Bateria de Artilharia, o quartel possui 260 soldados em treinamento.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas