Rádios On-line

Radares eletrônicos também serão instalados em semáforos

Os radares devem ser instalados nas vias em que os condutores abusam da velocidade permitida

3 MAI 2013 - 08h:22Por Redação

De janeiro a março deste ano, a Polícia Militar já registrou 59 ocorrências por avanço de sinal vermelho em Três Lagoas. O número, no entanto, deve ser maior, já que não é possível a presença de polícias militares o tempo todo nos pontos onde existem semáforos. Por conta disso, o Departamento Municipal de Trânsito (Deptran) deve instalar também radares eletrônicos em alguns semáforos da cidade.

De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Três Lagoas, o engenheiro Flávio Milanez Thomé, o órgão está concluindo um novo levantamento para definir quantos e quais locais necessitam da fiscalização eletrônica. Os dados foram solicitados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), que irá licitar a compra dos equipamentos para Três Lagoas e outros municípios do Estado.

Apesar da necessidade na implantação da fiscalização eletrônica em Três Lagoas, o diretor do Deptran observou que esses equipamentos não devem ser instalados em um curto espaço de tempo, já que, segundo ele, a licitação para a compra dos instrumentos é um processo demorado.

De acordo com Thomé, os radares eletrônicos devem ser instalados nas vias em que os condutores abusam da velocidade permitida, assim como nos semáforos localizados nos principais cruzamentos das avenidas em que os condutores ultrapassam o sinal fechado. Ele disse que será instalado um radar no semáforo localizado no cruzamento das avenidas Filinto Müller e Capitão Olyntho Mancini. “Deve ser instalado também no semáforo localizado no cruzamento da rua Elviro Mário Mancini com a avenida Capitão Olyntho Mancini, onde é comum as pessoas avançarem o sinal”, adiantou.

Em outras vias que não têm semáforo também serão instalados radares. “Pretendemos instalar um na baixada da avenida Rosário Congro, na avenida Clodoaldo Garcia, na rua Egídio Thomé, nas proximidades da curva próximo a Cargill e em outros locais”, informou o diretor do Deptran. 

Apesar de ainda não ter uma previsão para a instalação desses aparelhos, Três Lagoas poderá contar com um radar móvel antes mesmo de o Detran comprar os dispositivos. Segundo Thomé, foi solicitado à Petrobras , dentro das ações sociais que a estatal irá implementar no município devido à instalação da Fábrica de Fertilizantes em Três Lagoas, a aquisição de um radar móvel. “Não sei ainda como está esse processo, mas pode ser que o município conte com essa fiscalização eletrônica antes”, comentou.

Nos três primeiros meses desse ano, a Polícia Militar de Três Lagoas registrou 452 acidentes de trânsito. Desse total, 330 foram com vítimas. Para o diretor do Deptran, a instalação da fiscalização eletrônica pode contribuir com a redução dos índices de acidentes de trânsito, já que muitos ocorrem por excesso de velocidade ou por não respeitarem a sinalização de trânsito.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13