RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Raios danificam 290 equipamentos em Três Lagoas durante temporais

Se for constatada queima por descarga elétrica, consumidor tem direito ao ressarcimento de prejuízo pela concessionária

Por Kelly Martins
03/03/2018 • 07h33
Compartilhar

Os temporais são frequentes nesta época do ano e trazem outra grande ameaça: os raios. A incidência no verão é alta e as descargas elétricas, quando atingem a rede de energia ou antenas podem danificar aparelhos eletroeletrônicos. Em Três Lagoas, por exemplo, 290 equipamentos foram queimados em um período de 14 meses – entre janeiro de 2017 a fevereiro de 2018.

O número corresponde  à média de 20,7 ocorrências registradas na Elektro, concessionária de energia responsável pelo fornecimento no município. Dependendo dos danos causados, consumidores podem ser indenizados. O motorista Rodrigo Gonçalves, de 33 anos, teve um roteador de internet e a televisão queimados por quedas de energia provocadas por raios. Ele conta que procurou a concessionária e foi verificado por técnicos da empresa que houve ocorrência na rede elétrica. 

Assim como ele, outros 40 consumidores - do total de 290 – tiveram os pedidos de ressarcimento deferidos pela Elektro. Já outros 41 ainda aguardam por análise ou apresentaram alguma pendência na documentação. No entanto, a quantidade de registros indeferidos pela empresa é bem maior: 208. Nesses casos, não foram constatados falhas ocasionados pela companhia da elétrica e os pedidos indeferidos. 

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Programa de Defesa e Proteção ao Consumidor (Procon), de Três Lagoas, informou que a pessoa que se sentir lesada tem 90 dias para comunicar à concessionária sobre equipamentos danificados. Um técnico irá analisar os aparelhos e, se constatados os problemas, a empresa irá indicar uma loja ou assistência para fazer os reparos. Caso o problema não seja resolvido, a pessoa poderá recorrer ao Procon.

Neste ano, a Elektro recebeu 40 pedidos de ressarcimento. Dois foram deferidos, 16 estão em andamento e 22 indeferidos. Em 2017, houve 250 ocorrências de equipamentos queimados e 39 pessoas foram ressarcidas; 25 ainda esperam por decisão e 186 tiveram pedidos negados. 

RAIOS
Durante as chuvas de janeiro e fevereiro, houve quase 7 mil raios, segundo a faculdade Uniderp, ligada ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No dia 28 de fevereiro ocorreram 1.695 descargas elétricas e no mês inteiro: 4.615.

Dados do instituto revelam que caem 35 mil raios por ano em Três Lagoas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas