RÁDIOS
Três Lagoas, 27 de abril

Retirada de capivaras da Lagoa Maior começa no primeiro trimestre de 2019

Antes, secretaria vai remover jacarés; jardins continuarão cercados e local terá banheiros

Por Valdecir Cremon
29/12/2018 • 08h38
Compartilhar

A retirada de jacarés da Lagoa Maior, em Três Lagoas, será retomada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente na segunda quinzena de janeiro, pouco antes do início da remoção de capivaras do local para uma área de reserva a ser definida. O planejamento faz parte de um projeto de recuperação do principal cartão postal da cidade, hoje danificado pela presença de um número excessivo de animais, além da ação humana com o despejo de lixo e entulho.

Hoje, segundo a pasta, há 182 capivaras e cinco jacarés da espécie papo-amarelo na lagoa. Metade das capivaras e todos os répteis devem sair de lá.

Projetos em andamento na secretaria preveem, ainda, a instalação de banheiros de alvenaria ligados à rede de esgoto e a manutenção dos jardins de recuperação da vegetação, entre outras ações para a conscientização da preservação. “Não adiantará nada investir na Lagoa se não houver um investimento em educação ambiental”, disse o secretário da pasta, Toniel Carlos Fernandes, em relação ao despejo de lixo e atos de vandalismo.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vamos instalar lixeiras para conscientizar os visitantes a despejarem lixo nos locais corretos ao mesmo tempo em que vamos, efetivamente, coibir o uso da pista de caminhada por pessoas de bicicleta, patins e skate, por exemplo, entre outras formas de utilização irregular do local”, disse.

Para isso, revelou um estudo para a criação de uma guarda específica para a Lagoa Maior, que será responsável pela preservação do patrimônio. “Esse é um projeto ainda no início, que pode ser concretizado no próximo ano, mas que depende de uma série de fatores, como a previsão de recursos”, explicou.

Neste mês, a prefeitura reinaugurou uma fonte luminosa na lagoa, desativada há quatro anos devido a defeitos na rede elétrica.  

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas