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ECONOMIA

Roupas e calçados lideram compras por impulso, diz pesquisa

Consumidores de Três Lagoas afirmam que facilidades do crédito contribuem para fazer compras não planejadas

16 MAI 2018 - 07h:08Por Tatiane Simon

Roupas, calçados e acessórios são os objetos do desejo dos consumistas por impulso. Pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revela que seis em cada dez consumidores aproveitam as facilidades do crédito para fazer compras não planejadas. Os três tipos de produtos lideram as compras, com 19% de preferência. A compra de peças de vestuário e acessórios são feitas na maior parte por mulheres. Conforme a pesquisa, 23 % das entrevistadas disseram que não resistem a uma bela roupa na hora da compra. Os homens, por outro lado, preferem comprar produtos eletrônicos (13%).

Na sequência, os consumidores admitiram gastar em compras em supermercados (17%), perfumes (14%) e alimentação, em bares e restaurantes (13%).

A servidora da Câmara Municipal de Três Lagoas Lourdes Raimunda engrossa a estatística. “Infelizmente compro demais no cartão de crédito. O que preciso e o que não preciso [risos]. Não pode ver uma roupa bonita ou um sapato na promoção que vou e compro. Estou, inclusive, tentando cancelar meu cartão de crédito”, afirma.

A regra de bolso diz que o consumidor não deve comprometer mais do que 30% da própria renda com prestações. Dependendo da realidade financeira, essa porcentagem pode ser ainda menor em certos casos. Consumidores menos atentos podem ser iludidos pelos valores baixos das parcelas e pelos prazos a perder de vista. A falsa sensação de comprar sem pagar nada, que o crédito proporciona, tende a levar consumidores desinformados ao superendividamento e à inadimplência.

Mas também tem aqueles consumidores mais atentos que ficam de olho nas finanças antes de cair na tentação de uma compra. A professora Joana Vieira vai na contramão da pesquisa e diz ser uma pessoa bastante controlada financeiramente. “Sempre compro apenas o necessário. Roupas, sapatos e objetos que acho que são supérfluos não costumo comprar por impulso. Penso muito antes. Ultimamente só tenho utilizado o meu cartão de crédito para comprar remédios. Temos um gasto razoável com farmácia em casa devido ao meu marido ser diabético”, frisa.

A pesquisa revela ainda que para 33% dos entrevistados, as lojas online são o canal de venda que mais estimula a compra por cartão de crédito, sendo que 15% preferem o maior número de prestações possíveis na hora de acertar a compra. Eles também sentem facilidade ao dividir o pagamento em várias vezes em lojas de departamento, supermercados e shopping.

O cartão de crédito aparece como pagamento favorito na hora de parcelar, com 66% citações. O crediário vem em segundo lugar, mas com apenas 13% de menções. O financiamento aparece logo depois com somente 4% de preferência. O cheque pré-datado foi citado por 1% dos entrevistados.

A pesquisa também mostrou que mais da metade (53%) dos consumidores enfrentaram alguma situação em que o comerciante impôs dificuldades em aceitar certa modalidade de pagamento. Os meios que mais sofreram rejeição foram o crediário (33%) e o cheque pré-datado (29%).

 

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