RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Russos apresentam cronograma para conclusão da UFN 3 no mês que vem

Conglomerado russo quer a transferência de incentivos fiscais do Estado para concluir fábrica de fertilizantes de Três Lagoas

Por Ana Cristina Santos
22/06/2019 • 11h00
Compartilhar

Na primeira quinzena do próximo mês uma comitiva do conglomerado russo Acron Group deve vir a Mato Grosso do Sul para apresentar o cronograma de compra, do aporte financeiro e da conclusão das obras da UFN 3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados), de Três Lagoas.  
A empresa adiantou ao governo do Estado que quer a transferência dos incentivos fiscais dados à Petrobras para assumir a fábrica inacabada. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse que aguarda os representantes da empresa para tratar do assunto, mas a transferência como “natural”. 

INCENTIVOS
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, informou que a Petrobras pediu a prorrogação dos incentivos fiscais por mais dois anos para transferência ao comprador da fábrica. 

A Petrobras também deverá solicitar a extensão do prazo estabelecido na lei de doação do terreno da unidade, que foi aprovada em 2018 pela Câmara de Três Lagoas com duração prevista de dois anos.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

REUNIÃO
Ainda segundo o governador, o diretor-presidente da MSGás (companhia estadual de gás) se reuniu na semana passada com diretores da Acron e participará de um encontro na Rússia, dia 9 de julho, com os presidentes Evo Morales, da Bolívia, e Vladimir Putin, da Rússia, provavelmente para assinatura de um termo de fornecimento de gás natural para o funcionamento da fábrica de fertilizantes.

DESTRAVOU
Azambuja destacou que, a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que libera a venda de ativos da Petrobras, como a UFN 3, destravou a negociação com os russos, iniciadas há um ano e meio. O governador destacou que a fábrica é importante para Mato Grosso do Sul porque estima que a fábrica vai gerar mil empregos diretos e, aproximadamente, 10 mil indiretos. 

Disse que, além de contribuir para a geração de empregos e o desenvolvimento de Três Lagoas e de Mato Grosso do Sul, a UFN 3 terá reflexo importante no país na redução da dependência brasileira de fertilizantes, de 66% para 33%. Outro ponto considerado importante será o recolhimento de ICMS com o fornecimento de gás da Bolívia à unidade. O funcionamento da UFN 3  também deverá atrair outras empresas para o município.

A fábrica poderia ter sido concluída em setembro de 2014, mas a Petrobras rompeu o contrato com o Consórcio responsável pela obra no final de dezembro do mesmo ano. O projeto tem 83% concluídos.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas