Rádios On-line
9198
CBN AÇÃO 2019 PAULO VICENTE
TRêS LAGOAS

Russos não vão assumir dívidas com fornecedores da UFN 3

Empresa quer prorrogação de prazo para conclusão da obra, mas sem garantia de assumir dívidas

15 OUT 2019 - 05h:52Por Ana Cristina Santos

A empresa russa Acron  Group que está em fase final de negociação com a Petrobras para a compra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3), em Três Lagoas, não vai assumir as dívidas com os fornecedores da cidade, que levaram um calote das empresas que executavam a obra da fábrica, como anunciou desde 2018 o ex- senador Pedro Chaves, que participou de algumas reuniões com a estatal para discutir a retomada do empreendimento.

A dívida com fornecedores de várias regiões do país ultrapassa R$ 70 milhões. Somente com os empresários de Três Lagoas o débito soma R$ 36 milhões. Os credores estão sem receber desde o final de 2014, quando a Petrobras rompeu o contrato com o consórcio, formado pelas empresas Sinopec e Galvão Engenharia.

Durante reunião realizada no gabinete do prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB), nesta segunda-feira (14), esse foi um dos assuntos discutidos pelos empresários russos, que temem que essa dívida possa atrapalhar nas negociações com o município à respeito do prazo solicitado para a conclusão da obra.

A prefeitura enviará outro projeto de lei para a Câmara de Vereadores solicitando um prazo até 2025 para a conclusão da obra. No ano passado, a Câmara já havia autorizado o município prorrogar esse prazo até 2022. No entanto, como houve atraso no processo de venda da fábrica, os russos solicitaram um prazo maior. No projeto inicial, a Petrobras tinha até março de 2018 para concluir a fábrica. O prazo faz parte do processo de doação da área para construção da fábrica.

Os russos ressaltam que não podem assumir uma dívida que não foi contraída por eles. Além do que, muitos débitos foram parar na Justiça.

Em junho deste ano, a Sinopec anunciou  que iria pagar 35% da dívida com os  credores que prestaram serviço na construção da fábrica.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13