RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Russos se antecipam para ficar com UFN 3

Acron Group deve fechar negócio com a Petrobras e comprar fábrica de fertilizantes

Por Ana Cristina Santos
03/03/2018 • 06h57
Compartilhar

A empresa russa Acron Group deve comprar a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN 3), da Petrobras, em construção em Três Lagoas, segundo fonte ouvida pelo Jornal do Povo. Empresários do grupo estiveram na cidade no final de janeiro para conhecer as instalações da fábrica e conversar com o prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB). No dia seguinte, se reuniram com o secretário estadual de Desenvolvimento, Jaime Verruck, para tratar de incentivos fiscais para retomada de obras da fábrica.

Segundo a fonte, a compra por russos estaria avançada, à frente de outros grupos da China e da Noruega, que também teriam interesse na fábrica. A reportagem apurou que na próxima semana, diretores da Acron Group devem se encontrar com a Petrobras para dar início à negociação com a Prefeitura de Três Lagoas sobre a prorrogação do prazo de conclusão da obra, que termina dia 27 deste mês. A lei de doação da área prevê que, se a fábrica não for concluída no prazo, o terreno voltará para o município com todos os investimentos realizados.  A UFN 3, paralisada em dezembro de 2014, tem 82% do projeto executado e custou R$ 3 bilhões.

A prefeitura anunciou que defende a retomada da construção e o funcionamento da fábrica. Guerreiro iniciou as negociações com a Petrobras para obter compensação em troca dos impactos causados pela obra, mas a reportagem apurou que esse processo terá a participação dos russos. Por isso, devem estar prestes a “bater o martelo” na compra da UFN 3, disse a fonte.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Guerreiro disse ontem que conversou com o presidente da Câmara, vereador André Bittencourt (PSDB), sobre a prorrogação, que terá de ser votada pelo Legislativo, com prazo de dois ou três meses, até que a negociação sobre as compensações seja finalizada, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Assim, após acordo fechado, novo projeto deve ser enviado ao Legislativo com prazo maior para a conclusão da UFN 3, que deve entrar em funcionamento no final de 2021 ou no começo de 2022.
A Petrobras não confirma a negociação. Disse apenas, por nota, que mantém seu projeto de desinvestimento “orientado pelo Tribunal de Contas da União”.

ACRON GROUP
O grupo russo - um dos 10 maiores produtores de fertilizantes do mundo - possui negócios em quatro países, além da Rússia, e capacidade instalada de produção de 6 milhões de toneladas de fertilizantes por ano.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas