Rádios On-line
7925
Marcio Atalla

Sábado é dia de atualização da carteira de vacinação

Em entrevista ao RCN Notícias, coordenadora pede que pais levem os filhos para vacinar

15 AGO 2012 - 09h:00Por Rafael Rossi

Neste sábado acontece a Campanha Nacional de Multivacinação realizada pelo Ministério da Saúde. Na manhã de hoje, a coordenadora do setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Três Lagoas, Humberta Azambuja, participou do programa RCN Notícias da Rádio Cultura FM (106,5 Mhz) para reforçar aos pais que levem seus filhos menores de 5 anos para vacinar.

Ela informou que todas as vacinas destinadas as crianças nessa faixa etária estarão disponíveis em todas as unidades de saúde, que vão funcionar das 8 às 17h. O objetivo da campanha deste ano, de acordo com a coordenadora, é a atualização da carteira de vacina das crianças.

Até o ano passado, o Ministério da Saúde preconizava duas campanhas da poliomielite, que era a campanha da gotinha. “Este ano, a novidade é que já tivemos a campanha de pólio em junho, a qual será mantida, e essa segunda etapa de agosto, será de multivacinação. Não é de uma vacina especifica, serão de todas do calendário nacional”. Explicou Humberta.

Ela ressaltou que se houver a necessidade de tomar mais de uma vacina não existe contraindicação de serem feitas no mesmo momento. “A proposta dessa campanha é o de atualizar a carteirinha de vacinação, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal do município, diminuindo assim as doenças imunodeprimiveis. A criança não vai ao posto para tomar a gotinha, mas sim à vacina que está faltando”, destacou.

 Humberta informou que o Ministério da Saúde acrescentou duas novas ao calendário nacional de vacinação para as crianças menores de 5 anos: A poliomielite inativada e a pentavalente. “A poliomielite inativada, é injetável, sendo composta de vírus morto, e protege contra a paralisia infantil. Outra vacina é a pentavalente, que substituirá  a tetravalente. Essa vacina além de proteger as crianças contra Tétano, Coqueluche, Difteria e Meningite, irá proteger ainda contra a Hepatite B”, salientou.

De acordo com a coordenadora, a meta é atingir 95% de cobertura vacinal em Três Lagoas para todas as vacinas, com exceção para a de febre amarela que é de 100%. Ao todo, 7.756 crianças devem ser vacinadas em Três Lagoas.

 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
BAND
7300