RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Saiba dos principais itens na hora de comprar um (bom) aquecedor solar

A definição de tipo, marca e capacidade de aquecimento é importante para obter melhor eficiência e durabilidade do aparelho

Por Valdecir Cremon
13/01/2018 • 15h00
Compartilhar

Comprar um aquecedor solar é algo simples, mas requer cuidados. Como em todos os itens de uma construção, o planejamento é muito importante, especialmente na hora de escolher o modelo certo com a melhor eficiência possível. Escolher também bons profissionais para a instalação dos equipamentos é tão importante quanto. 

A escolha do modelo depende de uma análise da preferência do cliente: se quer privilegiar a aparência ou a eficiência do produto. 

Há modelos do tipo acoplado e do tipo desacoplado. O primeiro pode ser abastecido diretamente da água da rua. O outro necessita de uma caixa de água mais alta, para funcionamento natural, sem necessidade de bombeamento. Há ainda, casos de abastecimento forçado por bomba, que irá circular a água entre o boiler e coletor solar.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O modelo acoplado, apesar de ter um designer robusto, deixa o boiler exposto no telhado. Esteticamente, para alguns arquitetos, isso não parece visivelmente agradável. A ideia seria esconder, ao máximo possível, o boiler dentro do telhado.

O modelo desacoplado fica em cima do telhado e requer elaboração do projeto mais detalhada, prevendo a estrutura de sua instalação.

“Se avaliarmos as tendências crescentes de uso de energias renováveis, a teoria da aparência pode cair por terra. À medida em que valorizamos mais o conceito da energia solar vamos querer mostrar mais para todo o mundo”, avalia Sávio França, especialista em Gestão e Consultoria em Marketing.

Mais capacidade?
A escolha de um aquecedor solar deve privilegiar, principalmente, a capacidade de produção de energia (água quente), além do que é necessário para o consumo no dia a dia de onde for instalado. Assim haverá maior conforto e economia de energia elétrica. Não se atentar a este item importante, provocará o uso mais contínuo da resistência elétrica ou chuveiro elétrico.

ENCANAMENTO
A preparação do encanamento do aquecedor solar é fundamental. Além de ajudar na redução do custo da obra, encontrar formas mais eficientes para fazer a tubulação de água quente é um dos pontos cruciais para a satisfação. Uma hidráulica mais assertiva permite economia. O ideal, também, é contar bons profissionais e empresas sérias para fazer hidráulica de água quente da sua obra. (Com informações de Sávio França, especialista em Gestão e Consultoria em Marketing, publicadas no blog.brassolar.com.br/uma-boa-compra-do-aquecedor-solar/)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas