RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Saiba porque a operação policial de Três Lagoas se chama 'Hidra de Lerna'

Monstro da mitologia grega teria o poder de recriar cabeças decepadas por guerreiros

Por Da Redação
10/05/2018 • 09h51
Compartilhar

Conheça a origem do nome da Operação Hidra de Lerna, lançada nesta quinta-feira (10) pelas polícias Civil e Militar de Três Lagoas, para o cumprimento de mandados de prisão e de apreensões, na cidade - ações contra a criminalidade. 

Hidra de Lerna é nome de um personagem da mitologia grega. O nome foi escolhido em referência à multiplicação de crimes que seriam cometidos por um grupo de marginais da cidade, incluindo um caso de estupro e um assassinato, cometido após ordem de um afacção criminosa. 

Saiba mais.  

 



Hidra de Lerna era um animal fantástico da mitologia grega, filho dos monstros Tifão e Equidna, que habitava um pântano junto ao lago de Lerna, na Argólida, costa leste do Peloponeso. A Hidra tinha corpo de dragão e nove cabeças de serpente (algumas versões falam em sete cabeças e outras em números muito maiores) cujo hálito era venenoso e que podiam se regenerar.
A Hidra foi derrotada por Héracles (Hércules, na mitologia romana), em um de seus doze trabalhos. Inicialmente Hércules tentou decepar as cabeças com uma foice, mas a cada cabeça que cortava surgia pelo menos mais uma no lugar. Decidiu então mudar de tática e, para que as cabeças não se regenerassem, pediu ao sobrinho Iolau para que as queimasse com um tição logo após o corte, cicatrizando desta forma a ferida. Sobrou então apenas a cabeça do meio, considerada imortal. Héracles segurou a Hidra com uma das mãos e com a outra ergueu um enorme rochedo, com o qual esmagou a última cabeça. Assim, o monstro foi morto.
Segundo a tradição, o monstro foi criado por Hera para matar Héracles. Quando percebeu que Héracles iria matar a serpente, Hera enviou-lhe a ajuda de um enorme caranguejo, mas Héracles pisou-o e o animal converteu-se na constelação de caranguejo (ou Câncer).
Héracles, após matar a Hidra, aproveitou para banhar suas flechas no sangue do monstro, para torná-las venenosas.


Hidra do mar

 
 
FONTE: LIVRO DAS MITOLOGIAS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas