RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Samba raiz é destaque neste domingo na Capital

As apresentações começam a partir das 17h30, na Concha Acústica Helena Meirelles

Por Redação
04/12/2008 • 08h58
Compartilhar

Neste domingo (7), o Som da Concha é palco do melhor do samba de raiz com o compositor Gideão Dias, e funk misturado com diversos ritmos brasileiros com a banda Fulerage.

As apresentações começam a partir das 17h30, na Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas. A entrada é franca. O cantor e compositor Gideão Dias está completando 10 anos de carreira. Paulistano, do bairro Pedreira, Zona Sul da cidade, cresceu ouvindo e presenciando rodas de samba, despertando assim o amor pelo gênero e pela boa música em geral. Fixou residência em Campo Grande onde começou seus primeiros passos profissionais. Integrou e formou grupos para apresentações na noite campo-grandense. Atuou em gravações e shows de artistas e grupos musicais da capital, entre ele Juci Ibanês, Toniquinho da Viola, Bibi do Cavaco, grupo de chorinho A Gemaduomi, entre outros. Atualmente, Gideão Dias tem como objetivo divulgar o seu mais novo projeto.

A carreira solo que há um ano e meio traz em seu repertório diversas canções de sua própria autoria, resgatando o que tem de melhor do samba raiz. O show é inspirado em sambistas da velha guarda, para manter viva a identidade dessa cultura brasileira. Além dos bares e eventos particulares nos quais vêm se apresentando, o compositor também tem como finalidade, informar e divulgar a essência clássica do samba, em escolas, saraus, e projetos sociais, buscando assim a notoriedade e o reconhecimento da população sul mato-grossense.

FULERAGE


A Banda Fulerage foi formada em 2005, com o fim da Banda "Prima-Dona". Atualmente o grupo musical é formado por Eduardo Cabral de Menezes (violão, cavaco e voz), Roni Espíndola (contra-baixo e voz), Guilherme Carlucci (guitarra, Carlos Renato A. Barros (Bateria), Ribamar (Percussão), Kleber Watanabe (Teclado e voz) e Adriano Coelho (Percussão).

A partir dessa formação, o Fulerage começou a se formar musicalmente, com muitas composições e idéias próprias, e o entrosamento foi mútuo. Com uma voz forte e marcante, uma "cozinha" entrosada, e uma guitarra encorpada, o Fulerage se destaca por sua versatilidade de ritmos, principalmente os brasileiros. 

O nome "Fulerage" veio da mistura do funk com alguns ritmos brasileiros, como MPB, Baião, Forró, Samba Rock, Reggae e Soul; tendo como principais influências Cássia Eller, Cláudio Zoli, Djavan, Ed Motta, Max de Castro, Simoninha, Mundo Livre S/A, Jairzinho Oliveira, Lenine, Tim Maia Racional, Jorge Ben, Nação Zumbi, Clube do Balanço, Funk Como Le Gusta, Marcelo D2, Sambasonics, Farufyno, Curumim entre outros. A banda já se apresentou em várias casas de shows e bares da Capital. Participou também do projeto Cena Som em agosto de 2006 e do projeto Som da Concha em agosto de 2007.

SOM DA CONCHA

O Som da Concha é uma realização da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que prevê apresentação de shows em domingos alternados que dão origem a um programa de televisão gravado ao vivo, exibido pela TV Pantanal no canal 14 da Net.

O Som da Concha tem parceria da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp/Anhanguera) e da Fundação Manoel de Barros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas