RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Samu de Três Lagoas registra um trote a cada 2 horas, segundo levantamento

O trote aos serviços de emergência é um crime previsto no Código Penal

Por Tatiane Simon
15/02/2019 • 16h55
Compartilhar

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Três Lagoas recebe um trote a cada duas horas, de acordo com o setor de estatística do serviço. Somente no mês de janeiro, o Samu realizou 1.469 atendimentos. Outras 485 ligações recebidas pelo órgão, eram trotes – o que dá uma média de quase 15 ligações falsas por dia.

“O trote prejudica o trabalho do Samu, que é salvar vidas, ou seja, quando se passa um trote, alguém deixa de ser socorrido ou atrasa um socorro a ser prestado. Por isso, é importante que as pessoas respeitem, compreendam o serviço e zelem por sua manutenção e assistência”, comenta Josefa Tenita, médica coordenadora do Samu.

Segundo Tenita, os trotes se intensificam durante o período de férias escolares e à tarde, quando muitas crianças ficam sozinhas em casa. "Mas adulto também passa trote. Alguns ligam para pedir informações que não nos competem ou até mesmo para pedir serviço de transporte para alguém", pontua.

O trote aos serviços de emergência é um crime previsto no Código Penal. Quando identificado, o autor é enquadrado no artigo 340 do Código Penal: comunicação falsa de crime ou de contravenção, cuja pena é detenção de um a seis meses ou multa.

O Samu de Três Lagoas conta com 79 profissionais que compõem equipes de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. O Samu é um serviço de atendimento gratuito à população, que funciona 24 horas, por meio de serviços de prestação de orientações e envio de ambulâncias, tripuladas por equipes de profissionais devidamente capacitados, que são acionadas por uma Central de Regulação das Urgências.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas