RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Sanesul é condenada por lançamento de esgoto e ligações clandestinas nas lagoas

Empresa de Saneamento Básico de MS terá que adotar uma série de medidas para preservar lagoas

Por Ana Cristina Santos
09/06/2021 • 11h53
Compartilhar

A juíza Aline Beatriz de Oliveira Lacerda da Vara de Fazenda e Registros Públicos de Três Lagoas, condenou a Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul), a adotar uma série de medidas para preservação das lagoas da cidade.

Segundo a sentença, a Sanesul terá que tomar providências para impedir que as ligações de águas pluviais das residências sejam escoadas para a canalização de esgoto das vias públicas, bem como não permitir que usuários promovam ligações de esgoto nos encanamentos de águas pluviais que vão parar nas lagoas.

Em sua defesa, a Sanesul alegou não ter poder de polícia para implementar ações objetivadas pelo Ministério Público. A juíza, porém, ponderou que é dever da empresa prestar manutenção, inspecionar e revisar a tubulação, bem como coibir infrações efetuadas por usuários.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A magistrada determinou que a Sanesul realize estudos no sentido de buscar os causadores da remessa de esgoto no entorno das lagoas e ainda promova ajuizamento e promoção de ações competentes aos responsáveis pelas ligações clandestinas de esgoto. A empresa também terá que construir caixas de contenção do lixo das águas pluviais que são canalizadas para as lagoas, bem como a substituição e aumento das tubulações da rede de esgoto próxima à Lagoa Maior.

Para cada medida imposta na decisão, a juíza determinou multa diária de R$ 10 mil. A decisão cabe recurso. 
Em nota, a Sanesul disse que até este momento, a empresa não foi cientificada da decisão. Mas, de acordo com o departamento jurídico, ela deverá  recorrer às instâncias superiores caso entenda como necessário.

Matéria editada às 10h50 do dia 10 de junho para acréscimo de informações 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas