RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

São Gabriel do Oeste é considerada melhor cidade para se viver, diz Firjan

Pesquisa revela que município tem o melhor índice de Desenvolvimento Municipal de MS

Por Loraine França
17/11/2019 • 07h10
Compartilhar

Dados do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, o IFDM 2018, divulgados em novembro, revelam que São Gabriel do Oeste, cidade a 145 quilômetros de Campo Grande, está no topo do ranking de municípios mais desenvolvidos do Estado. Com IFDM de 0,8401, o município do centro-norte de Mato Grosso do Sul está na frente, inclusive, da capital, que aparece em quarto lugar na lista, com 0,8145. O prefeito Jeferson Tomazoni (PMDB) deu entrevista à rádio CBN Campo Grande sobre o desenvolvimento e a economia da cidade. A entrevista, concedida ao jornalista Otávio Neto, faz parte do quadro “CBN Integração”, criado para receber prefeitos do o Estado e conhecer as diversas culturas, oportunidades e potencialidades dos municípios de Mato Grosso do Sul.

Jornal do Povo - São Gabriel do Oeste é considerada a melhor cidade para se viver em Mato Grosso do Sul. Como se consegue chegar nesse nível?

Tomazoni É fruto do trabalho de muitas pessoas que tiveram responsabilidade à frente das gestões do município. Nós, eu, a equipe, os secretários, nós servidores estamos dando continuidade à muita coisa boa que foi feita e administrando com responsabilidade. O dinheiro é público, não é do público. É público. Então, a responsabilidade dos gestores é muito grande. E a nossa cidade, ao longo desses 39 anos de emancipação político-administrativa.

JPNEWS: CAFÉ COM NEGÓCIOS 04 - DE 19/04/2024 A 14/05/2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É uma cidade nova?

Nós somos uma das cidades novas do Estado. Ao longo desses 39 anos, se semeou muita coisa e agora nós colhemos os frutos disso. Nós nos destacamos, realmente, em uma pesquisa feita pela Firjan. São Gabriel aparece como a melhor cidade em qualidade de vida do Estado de Mato Grosso do Sul para se viver, devido a tudo que oferece em saúde, educação, desporto, assistência social. Toda rede de serviços públicos e serviços privados que nós temos em nosso município nos credenciou. E nós também temos o quarto melhor índice de desenvolvimento rural do país, o melhor do nosso Estado também.

Quarto melhor índice de desenvolvimento rural do Brasil?

Isso. Nós temos uma matriz produtiva diversificada, então, nós temos agricultura, pecuária, somos o maior produtor de suínos.

Muita gente conhece São Gabriel como um município que produz soja. Não é mais? Isso mudou?

Nós temos uma área grande, somos o 6º maior produtor em área plantada do nosso Estado. Estamos atrás de Maracaju e de alguns municípios próximos a Sidrolândia. Temos uma área plantada agricultável de soja de, aproximadamente, 120 mil hectares/ano e 80 mil de safrinha de soja. Então, nós temos uma área aproximada de 200 mil hectares plantadas anualmente, mas, nós não estamos com uma matriz produtiva única. Nós somos o maior produtor de suínos do Estado, somos o maior produtor individual de avestruzes. A estrutiocultura (parte da zootecnia especial que trata da criação econômica e racional de avestruzes) é a maior do país. O seo Emanuel Piveta é o maior produtor individual do mundo. A África do Sul é a maior produtora do mundo, mas, em produção individual o Emanuel é o maior produtor do mundo. Produz botas, carteiras, bolsas, a carne que nós já utilizamos como alimentação escolar. Então, ele produz toda a cadeia do avestruz. Além disso, nós somos produtor de ovos, nós temos avícolas nos municípios. A suinocultura, nós somos o maior produtor do Estado. 

E isso impacta todo uma cadeia rural?

Com certeza. Porque, através do sistema de produção integrada à suinocultura, ela pode ser e é utilizada com tecnologia de biodigestor, de fertirrigação (técnica de mistura de nutrientes à água para irrigação). Então, vários de nossos produtores suínos têm nas suas áreas atividade consorciada de engorda de bovinos. Tem tudo isso.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas