Rádios On-line
9247
ENTREVISTA

São Gabriel do Oeste é considerada melhor cidade para se viver, diz Firjan

Pesquisa revela que município tem o melhor índice de Desenvolvimento Municipal de MS

17 NOV 2019 - 07h:10Por Loraine França

Dados do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, o IFDM 2018, divulgados em novembro, revelam que São Gabriel do Oeste, cidade a 145 quilômetros de Campo Grande, está no topo do ranking de municípios mais desenvolvidos do Estado. Com IFDM de 0,8401, o município do centro-norte de Mato Grosso do Sul está na frente, inclusive, da capital, que aparece em quarto lugar na lista, com 0,8145. O prefeito Jeferson Tomazoni (PMDB) deu entrevista à rádio CBN Campo Grande sobre o desenvolvimento e a economia da cidade. A entrevista, concedida ao jornalista Otávio Neto, faz parte do quadro “CBN Integração”, criado para receber prefeitos do o Estado e conhecer as diversas culturas, oportunidades e potencialidades dos municípios de Mato Grosso do Sul.

Jornal do Povo - São Gabriel do Oeste é considerada a melhor cidade para se viver em Mato Grosso do Sul. Como se consegue chegar nesse nível?

Tomazoni É fruto do trabalho de muitas pessoas que tiveram responsabilidade à frente das gestões do município. Nós, eu, a equipe, os secretários, nós servidores estamos dando continuidade à muita coisa boa que foi feita e administrando com responsabilidade. O dinheiro é público, não é do público. É público. Então, a responsabilidade dos gestores é muito grande. E a nossa cidade, ao longo desses 39 anos de emancipação político-administrativa.

É uma cidade nova?

Nós somos uma das cidades novas do Estado. Ao longo desses 39 anos, se semeou muita coisa e agora nós colhemos os frutos disso. Nós nos destacamos, realmente, em uma pesquisa feita pela Firjan. São Gabriel aparece como a melhor cidade em qualidade de vida do Estado de Mato Grosso do Sul para se viver, devido a tudo que oferece em saúde, educação, desporto, assistência social. Toda rede de serviços públicos e serviços privados que nós temos em nosso município nos credenciou. E nós também temos o quarto melhor índice de desenvolvimento rural do país, o melhor do nosso Estado também.

Quarto melhor índice de desenvolvimento rural do Brasil?

Isso. Nós temos uma matriz produtiva diversificada, então, nós temos agricultura, pecuária, somos o maior produtor de suínos.

Muita gente conhece São Gabriel como um município que produz soja. Não é mais? Isso mudou?

Nós temos uma área grande, somos o 6º maior produtor em área plantada do nosso Estado. Estamos atrás de Maracaju e de alguns municípios próximos a Sidrolândia. Temos uma área plantada agricultável de soja de, aproximadamente, 120 mil hectares/ano e 80 mil de safrinha de soja. Então, nós temos uma área aproximada de 200 mil hectares plantadas anualmente, mas, nós não estamos com uma matriz produtiva única. Nós somos o maior produtor de suínos do Estado, somos o maior produtor individual de avestruzes. A estrutiocultura (parte da zootecnia especial que trata da criação econômica e racional de avestruzes) é a maior do país. O seo Emanuel Piveta é o maior produtor individual do mundo. A África do Sul é a maior produtora do mundo, mas, em produção individual o Emanuel é o maior produtor do mundo. Produz botas, carteiras, bolsas, a carne que nós já utilizamos como alimentação escolar. Então, ele produz toda a cadeia do avestruz. Além disso, nós somos produtor de ovos, nós temos avícolas nos municípios. A suinocultura, nós somos o maior produtor do Estado. 

E isso impacta todo uma cadeia rural?

Com certeza. Porque, através do sistema de produção integrada à suinocultura, ela pode ser e é utilizada com tecnologia de biodigestor, de fertirrigação (técnica de mistura de nutrientes à água para irrigação). Então, vários de nossos produtores suínos têm nas suas áreas atividade consorciada de engorda de bovinos. Tem tudo isso.

 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13