RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Saúde alerta sobre importância da vacinação contra sarampo

Três Lagoas não registrou caso da doença, mas SP apresenta surto de sarampo

Por Kelly Martins
07/08/2019 • 15h30
Compartilhar

O Ministério da Saúde alerta aos pais, mães, e responsáveis que vão viajar com os filhos menores de um ano de idade sobre o surto de sarampo em alguns estados do país. Em Três Lagoas assim como em Mato Grosso do Sul nenhum caso foi registrado. Porém, a preocupação é porque São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, por exemplo, apresentaram alta incidência da doença.

Por isso a recomendação é de que as crianças sejam vacinadas no período de 15 dias antes da viagem. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, para atingir a meta do Programa Nacional de Imunização é preciso imunizar 95% das crianças com um ano. Porém, dados registrados em 2019, entre janeiro e junho, indicam que Mato Grosso do Sul está 83,54 % dessa faixa etária imunizada.

O Setor de Imunização de Três Lagoas aponta que a cobertura vacinal entre os moradores é de 100%, assim, nem o município e nem o Estado estão na lista vermelha do Ministério da Saúde. A imunização pode ser feita em todas as unidades básicas de Saúde. Segundo a coordenadora do Setor, Humberta Azambuja, a cidade costuma pedir mil doses mensalmente. O último registro de sarampo em Mato Grosso do Sul foi em 2011.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pessoa que já tomou duas doses da vacina da tríplice viral está imunizada. A vacina é a única forma de prevenção.

Sintomas e complicações

Os sintomas mais comuns da doença são: febre alta, dor de cabeça, manchas avermelhadas na pele (aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), tosse, coriza e conjuntivite. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento se alguém, com quem se teve contato, ficar doente.

As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite e pneumonia. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas