Rádios On-line
Caminhão de Prêmios Urna Interna
LABORATÓRIO

Saúde busca alternativa para gestante após medicamento ser suspenso

Laboratório suspendeu o Clexane (enoxaparina sódica), da lista dos não pactuados, prescrito às gestantes com riscos de trombofilia

20 FEV 2018 - 06h:45Por Redação

A Secretaria de Saúde (SMS) de Três Lagoas busca por alternativas para a solução da falta de um medicamento voltado para mulheres grávidas. É o Clexane (enoxaparina sódica), da lista dos não pactuados, prescrito às gestantes com riscos de trombofilia (distúrbios de coagulação), mas que vem se tornando raro no mercado farmacêutico.

A secretaria informou que vinha adquirindo normalmente esse medicamento até 2017, comprando o remédio “via auto-custo”, que é a aquisição de medicamentos especiais, mediante prescrição médica, como explicou a diretora do Departamento de Medicamentos e Laboratório, farmacêutica Andrea da Silva Nakamura.

“Em 2017 realizamos duas licitações para compra desse medicamento e as duas foram desertas, ou seja, ninguém se interessou. Mesmo assim, em atenção às gestantes com problemas de trombofilia, a SMS chegou a adquirir esse medicamento na rede particular de farmácias de Três Lagoas. Mas o estoque chegou ao fim, porque os laboratórios interromperam a fabricação desse medicamento”, disse Nakamura.

Ela contou que entrou em contato com os laboratórios e a informação é de que o medicamento em questão foi descontinuado em junho de 2017.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13