RÁDIOS
Três Lagoas, 16 de abril

Saúde descentraliza programa de tabagismo

Ramificações do programa visam aproximar tratamento de fumantes

Por Arthur Freire/JP
03/04/2013 • 08h17
Compartilhar

O Programa Municipal de Controle ao Tabagismo irá descentralizar o atendimento ao público. Conforme o coordenador José Renato Maiolini Silveira, que participou do RCN Notícia 2ª Edição, o programa, antes disponibilizado apenas no Centro de Atendimento Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps-AD) e na Vila Piloto, agora está disponível em outras quatro unidades de saúde, entre elas na Vila Alegre (com atendimento às terças-feiras), São Carlos (quartas), Vila Nova (quintas de manhã) e Santa Luzia (quintas à tarde).

“A descentralização é para que o programa fique acessível a toda comunidade. Inicialmente, estamos com quatro polos, mas nosso objetivo é implantar o programa em todas as unidades de saúde do município”, informou.

TRATAMENTO
Conforme o coordenador, o trabalho desenvolvido pelo Programa Municipal de Controle ao Tabagismo tem apresentado resultados positivos, com alto índice de recuperação. “Cerca de 80 a 90% das pessoas que iniciam o tratamento cessam o uso do tabaco”, afirmou José Renato.
O tratamento, explicou ele, é dividido em três etapas. Primeiro o dependente passa por uma entrevista. Depois, é submetido a exames médicos e, em seguida, inicia o tratamento que vai de reuniões de grupo ao uso de medicamentos, quando necessário. “Nós trabalhamos para que o dependente crie mecanismos para se livrar do tabaco”, frisou.

O profissional ainda ressaltou que depois de submetido ao tratamento os pacientes assistidos são encaminhados a nutricionistas e dentistas para se adaptarem à nova realidade e se manterem com boa qualidade de vida.

ADOLESCENTES
O coordenador aproveitou o espaço do programa da Cultura FM 106,5 para fazer um alerta aos pais e responsáveis sobre um importante tema: o envolvimento de adolescentes com o tabaco. Para evitar o primeiro contato com o cigarro, que geralmente acontece nesta fase, José Roberto informou que os profissionais do programa estão participando de um treinamento para serem capazes de desenvolver campanhas de conscientização em escolas. “O nosso foco antes era a parte curativa – fazer com que o paciente parasse de fumar-, agora, vamos trabalhar com prevenção e promoção de saúde, um processo gradativo de conscientização da população”.

Os interessados em se inscrever no programa devem ligar no 3929-9949 e solicitar o endereço ou telefone ou ainda o polo mais próximo de sua residência.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas