RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Saúde participa do Dia Nacional de Combate à Hipertensão

Evento na Circular da Lagoa Maior, na tarde da próxima sexta-feira, tem a finalidade de conscientizar a população sobre prevenção e controle da doença

Por Redação
24/04/2013 • 12h50
Compartilhar

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Coordenação do Programa Municipal HiperDia, da Secretaria Municipal de Saúde Pública, estará participando do Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, na próxima sexta-feira (26), no período das16h às 19h.

As ações alusivas ao dia, concentradas na “Atenção à Sua Pressão! Eu Sou 12X8”, serão nas proximidades da Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer (Sejuvel), na Circular da Lagoa Maior.

O objetivo do evento, aproveitando a oportunidade em que um grande número de pessoas se concentra na Orla da Lagoa Maior para caminhada, ginástica e outras atividades de condicionamento físico e esportivo, “é conscientizar a população sobre a prevenção e o controle da doença da hipertensão arterial”, informou Darlene Heloisa Ferrari Ruiz. Ela é da Coordenação do Programa Municipal HiperDia.

Para essa tarde, estão previstas as seguintes atividades: aferição de pressão arterial; avaliação antropométrica (circunferência abdominal, peso, estatura); orientações relacionadas à prevenção e controle da Hipertensão Arterial; e aula demonstrativa de Kickboxing, a cargo do professor Alex Ortiz.

Para a realização deste evento, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública, conta com as parcerias das Faculdades Integradas AEMS, da unidade local do Sest/Senat (Serviço Social dos Transportes) e também das empresas Atlhetica, Idroplan e 
InterClinicas.

INFARTO E AVC
Ter pressão alta aumenta as chances de ocorrência de infarto do coração, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e renal, impotência sexual, além de outras complicações que alteraram significantemente a qualidade de vida.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, quem é hipertenso e não faz o controle adequado pode ter uma redução na expectativa de vida de até 16 anos e seis meses.

“Um estilo de vida saudável, com atividade física regular, controle do peso, alimentação equilibrada, medições de uso constante, segundo prescrição, e acompanhamento médico periódico são importantíssimos para que a pressão arterial esteja sempre controlada”, orienta Darlene. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas