Rádios On-line
11367
Nova Estrela 0603

Saúde promove Mobilização contra Hanseníase e Tuberculose

Enfoque é identificar sintomáticos respiratórios e dermatológicos para encaminhamento às Unidades de Saúde e tratamento especializado

21 NOV 2012 - 14h:30Por Redação
A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, através da Vigilância Epidemiológica e dos Programas Municipais de Hanseníase e de Tuberculose, como acontece anualmente, está promovendo a Semana Municipal Contra a Hanseníase e a Tuberculose, desde segunda-feira (19) até o próximo sábado (24).

O enfoque principal desta Semana de Mobilização é a “busca ativa dos Sintomáticos Respiratórios (SR) – pessoas com tosse com expectoração há mais de três semanas – como também os Sintomáticos Dermatológicos (SD) – pessoas com manchas ou áreas da pele, com diminuição ou perda da sensibilidade local”, anunciou o coordenador do Programa Municipal de Controle da Hanseníase e da Tuberculose, Antônio Carlos Modesto.

Todos os SR deverão ser encaminhados às Unidades de Saúde dos bairros para exame de escarro. Por sua vez, os que apresentam sintomas dermatológicos deverão ser encaminhados ao Centro de Especialidades Médicas (CEM) para o Mutirão de Atendimento Médico, no próximo sábado (24), das 7h às 12h.
O Mutirão de Atendimento Médico encerra a Semana Municipal de Mobilização, coincidindo com a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Esta mobilização, também já tradicional em Três Lagoas, conta com a participação voluntária de profissionais de saúde do Município, “com o objetivo de detectar precocemente casos novos de Câncer da Pele e oferecer a tempo o tratamento adequado”, informou Modesto.

No Mutirão de Atendimento no CEM, a Secretaria Municipal de Saúde estará dispondo de uma equipe, formada por médicos, enfermeira, fisioterapeuta, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.
Desde segunda-feira (19), nas visitas costumeiras às residências das famílias, os Agentes Comunitários de Saúde estarão intensificando a divulgação desta mobilização contra a Hanseníase e a Tuberculose.

Além das ações educativas e preventivas, o Agente Comunitário de Saúde de todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) estará concentrando sua atenção na identificação e busca ativa de sinais e sintomas da Tuberculose e da Hanseníase.

“Só assim poderemos oferecer os exames pertinentes, detectar precocemente casos novos dessas doenças, tratá-los a tempo e curá-los”, observou Modesto.
Três Lagoas, há vários anos, tem sido referência elogiosa nas ações que desenvolve, através do Programa Municipal de Controle da Hanseníase e da Tuberculose.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13