RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Saúde pública de Três Lagoas atende 21 pacientes em tratamento de tuberculose

Doença possui tratamento e tem cura, mas preconceito e discriminação ainda existem

Por Tatiane Simon
23/03/2018 • 16h41
Compartilhar

Vinte e uma pessoas moradoras de Três Lagoas estão em tratamento de tuberculose através do Programa Municipal de Controle da Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde.

Em Três Lagoas, o índice atual é de 39% para cada 100 mil habitantes. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a população de Três Lagoas é de 117 mil habitantes. Em 2016, tínhamos registro de 43 pessoas com tuberculose e em 2017 foram 44 casos. Atualmente, há 21 pessoas em tratamento de tuberculose. O programa atende casos de 2017 que ainda não concluíram o tratamento. Somente neste ano, 14 casos da doença foram notificados.

O Programa Municipal de Controle da Tuberculose de Três Lagoas é referência na Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, que, “infelizmente, ainda ocupa o nono lugar no ranking nacional dos índices de novos casos de tuberculose, ou seja, possui 35 casos de tuberculose por 100 mil habitantes. No Brasil, o índice está em 33,7%.

JPNEWS/TVC: BANNER TVC AGORA ATUALIZADO ATUALIZADO 27.03
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, “nossas ações são descentralizadas e a porta de entrada é sempre a Unidade de Atenção Básica de Saúde, as ESF e as EACS”, explicou Sebastiana.

“Por essa razão, a SMS de Três Lagoas tem a preocupação de manter sempre atualizadas as informações sobre a Tuberculose e Hanseníase, mantendo capacitação continuada dos Agentes de Saúde”, ressaltou a coordenadora.

“Maioria desses casos é de trabalhadores vindos de outros Estados e atraídos pelo processo de industrialização que Três Lagoas vive”, comentou o médico Michel Thomé.

Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectada pelo “Mycobacterium tuberculosis” e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no Mundo.

O Programa Municipal de Controle da Tuberculose, assim como o Programa Municipal de Controle da Hanseníase, está instalado no Centro de Especialidades Médicas (CEM) da SMS.

Sinais e Sintomas

Para acabar com os preconceitos e a discriminação, vale saber que a tuberculose não é transmitida pelo abraço, aperto de mão ou carinho. Também não é necessário separar as roupas, os pratos, os talheres e os copos usados por pessoas que possuem tuberculose.

Os principais sintomas e sinais que a pessoa está com tuberculose são os seguintes: tosse e ou catarro que persistem por mais de três semanas; falta de apetite e ou emagrecimento rápido; febre baixa, geralmente no início da tarde; suores noturnos; e cansaço, dores no peito e falta de ar.

“Se a pessoa tiver estes sintomas deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para consulta do médico e tratamento”, orientou Michel Thomé.

“A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível, porque a tuberculose tem cura”, concluiu o médico pneumologista.

Dia Mundial

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a ser comemorado neste sábado (24), foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1982, na homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose (24 de março de 1882), pelo médico Robert Koch.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas