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Três Lagoas, 07 de maio

Sebrae divulga pesquisa sobre Turismo de Negócios em Três Lagoas

Resultado foi apresentado durante a realização do 1º Encontro Empresarial do setor

Por Cláudio Pereira
01/08/2012 • 14h30
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 O Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) divulgou ontem resultado da pesquisa “Desafios do Turismo de Negócio em Três Lagoas”, estudo promovido em parceria com Petrobras e Prefeitura. O resultado foi apresentado durante a realização do 1º Encontro Empresarial do Turismo de Negócios em Três Lagoas, também promovido pelas três instituições.

De acordo com o levantamento realizado pelo Sebrae, atualmente, Três Lagoas conta com 2.245 leitos, distribuídos em 20 hotéis, e 196 leitos nos seis principais motéis da cidade.

O estudo também constatou que a cidade oferece os serviços de 66 restaurantes e quatro agências de turismo, pousadas, marinas, ranchos, balneário municipal, associação de pesca, associação de artesãos etc. Além de cinco instituições, governamentais ou não, ligadas ao turismo local, entre elas a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e a Costa Leste.

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Entretanto, no que se refere a eventos de negócios, essenciais para o crescimento do turismo local, a pesquisa apontou que a cidade sedia 36 eventos. Desses, porém, 55,56% (20 eventos) têm duração de um dia e 38,89% (14) são realizados por um período. Apenas dois têm duração de mais de um dia.

Entre os eventos de negócio, 50% não souberam informar a quantidade de participantes; 22,22% registram a média de 51 a 100 participantes; 11,11% de 101 a 200 participantes – 8,33% registram a média de até 50 convidados.

O estudo também revelou que há poucas parcerias entre as empresas para o fortalecimento de eventos de negócio. Apenas três, 8,33% das empresas, afirmaram fazer parcerias; 41,67% informaram que não faziam parcerias e o restante não soube responder.

LAZER

Outro ponto negativo detectado no estudo é a oferta de lazer durante os eventos : 16,86% (seis eventos) informaram que não havia; 83,33% não souberam responder. Não houve resposta positiva nesse quesito.

Na conclusão, houve um comparativo entre pontos fortes e fracos do turismo de negócios no município. Entre os pontos positivos, a consultoria do Sebrae citou os seguintes aspectos: cenário econômico nacional, cenário econômico local, estrutura das empresas e serviços de turismo, previsão de início de voos comerciais. Já entre os pontos fracos, foram mencionadas a escassez de mão de obra, ações de capacitação insuficientes, pouca integração das empresas, exploração insuficiente do potencial de navegação fluvial etc.

OBJETIVO

Conforme o analista técnico, Yuri Miranda, o encontro visa divulgar as oportunidades existentes no turismo de negócios em Três Lagoas, para as micro e pequenas empresas. “Percebemos que temos um alto índice de executivos e empresários transitando pelos hotéis, bares e restaurantes da cidade, um crescimento expressivo na população flutuante, mas esse setor ainda não alcançou a mesma sintonia. Ainda há muito a ser explorado”, disse.

O evento teve início na tarde de ontem, com reuniões entre os empresários da cidade e representantes de associações tanto no setor alimentício, promovida pela Associação Nacional de Bares e Restaurantes do Estado (Abrasel/MS), representada por Rúbio Sérgio Morais, quanto no ramo hoteleiro, com o presidente da Associação Brasileira de Indústrias Hoteleiras (ABIH/MS), Leonardo Vieira Lorenzzetti, e o presidente da ABIH/Nacional, Enrico Fermi Torquato Fontes.

À noite, os convidados participaram de uma palestra sobre o tema, seguida por uma mesa-redonda, que contou com a participação de diversas instituições, entre elas: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Faculdades Integradas de Três Lagoas (Aems), Sesc, Prefeitura e as associações já citadas. Ao todo, o Sebrae convidou 200 micro e pequenos empresários da cidade para o encontro.

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