RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Sebrae reinaugura sede em Três Lagoas

Na solenidade, também foi apresentado o projeto LIDER, que propõe o desenvolvimento a partir de lideranças da sociedade

Por Sérgio Colacino
25/02/2017 • 08h46
Compartilhar

O Sebrae reinaugurou nesta quarta-feira (22) o prédio da Regional Costa Leste, em Três Lagoas. Com melhorias para reduzir o consumo de energia, além de estrutura que contempla a acessibilidade, o prédio de 569 m² conta ainda com três salas de treinamento e espaço para atendimento individual e coletivo.

A placa comemorativa em homenagem à reinauguração foi descerrada pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae em Mato Grosso do Sul e também da Fecomércio-MS, Edison Araújo. “Não só para o setor público, mas também o grande número de micro e pequenos empresários vão poder desfrutar deste espaço. É uma obra grandiosa, espero que possamos dinamizar e dar um suporte maior para os empresários, incentivando, inovando e fazendo com que eles sejam criativos”, afirmou.  O dirigente recordou a atuação da instituição de apoio aos pequenos negócios na região Costa Leste, que em 1993 levou a Três Lagoas o balcão itinerante; em 1996 instalou no município um posto avançado, e, finalmente, em 1999, inaugurou seu escritório próprio. “O Sebrae sempre buscou soluções arrojadas para estimular o desenvolvimento regional”, concluiu.

De acordo com o Data Sebrae, existem mais de 15 mil empresas na região Costa Leste, que abrange 11 cidades (Três Lagoas, Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Selvíria). A grande maioria (90%), pequenos negócios. Em 2016, o Sebrae/MS atendeu a mais de 3.400 empreendedores em seu escritório regional e realizou mais de R$ 3 milhões em investimentos, com capacitações e ações para fomento ao empreendedorismo. “As nossas instalações estão todas remodeladas, com mais conforto, com um ambiente mais preparado e estruturado para que nós possamos atender a nossa clientela”, diz a gerente regional do Sebrae, Josi Signori.

Projeto LIDER
Durante a solenidade, houve o lançamento do projeto LIDER - Formação de Lideranças para o Desenvolvimento Regional – na Costa Leste, com a palestra do consultor da ONU e do Sebrae, Augusto Portugal, especialista em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade de Londres, na Inglaterra. O objetivo é preparar 45 lideranças que formarão ao final do processo - de um ano e meio - um grupo de trabalho responsável por alinhar as demandas dos planos locais, manter a convergência das políticas públicas municipais e de fomento estaduais e nacionais voltadas ao empreendedorismo; além de cultivar parcerias para ações em prol do desenvolvimento econômico sustentável. “Três Lagoas tem boas lideranças e uma condição econômica adequada. Tem empresas fortes que dão um suporte ao desenvolvimento econômico. Tem uma cultura já favorável para que um programa como esse aconteça. E aí, é aproveitar essas potencialidades, os pontos fortes, para poder atacar os fracos e tomar uma decisão de futuro: ‘é pra lá que nós vamos’. Isso é planejamento estratégico” explica Portugal.

O projeto LIDER já está consolidado em municípios dos estados do RS, SC e MG; com fase de implementação em MS, PE, BA e GO. Em Três Lagoas, como produto dos encontros previstos para o período, está o Plano Estratégico da Região Costa Leste de MS. “O desenvolvimento é uma porta que se abre por dentro. As pessoas que estão no município, na região têm que querer esse desenvolvimento. E esse programa é para fomentar essas pessoas a pensarem o desenvolvimento dessa região”, avalia o superintendente do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Cláudio Mendonça.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas