RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Secretária diz que materiais já foram adquiridos e exames serão normalizados

Pacientes reclamam que há meses não conseguem fazer exames nos postos de saúde de Três Lagoas

Por Ana Cristina Santos
04/05/2017 • 09h40
Compartilhar

Moradores de diversos bairros de Três Lagoas têm reclamado que não estão conseguindo fazer alguns exames nas unidades de saúde da cidade, entre eles, de sangue. De acordo com relatos de pacientes, isso vem ocorrendo há alguns meses.

A secretária municipal de Saúde, Maria Angelina Zuque, disse que isso estava ocorrendo por problemas no processo licitatório, o que atrapalhou na compra do material. No entanto, segundo ela, os reagentes e outros produtos já foram adquiridos nesta semana.

A demora, segundo a secretária, ocorreu porque os laboratórios de Três Lagoas não conseguiram entregar toda a documentação necessária para participar do processo licitatório. Com isso, a prefeitura teve que adquirir os materiais de laboratórios de outros municípios.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de a secretária ter dito que essa situação seria normalizada, alguns ouvintes do Jornal RCN Notícias da Rádio Cultura FM (106,5MHz), disseram na manhã desta quinta-feira (4) que não estão conseguindo fazer os exames, e que alguns estão sendo agendados para julho, por exemplo.

A moradora Sebastiana Rodrigues, por exemplo, disse que está aguardando dois meses para fazer um exame de ressonância magnética.

FARMÁCIAS

Outra situação que pacientes têm reclamado é com relação ao atendimento nas farmácias dos postos de saúde. Pacientes reclamam que não conseguem adquirir alguns remédios no Centro de Especialidades Médicas (CEM), por exemplo, porque não tem farmacêutica no local no período da tarde. Essa situação, segundo a secretária de Saúde, não ocorre apenas no CEM, mas em outras unidades, devido à falta de farmacêutico.

De acordo com a secretária, a legislação federal determina que em todas as farmácias tenham um farmacêutico. E devido à falta de profissionais para atender todas as unidades, não é possível manter todas as farmácias dos postos de saúde funcionando, bem como um profissional em todas elas.

A secretária disse que esse problema deve ser solucionado com a contratação de mais farmacêuticos, conforme prevê o processo seletivo. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas