Rádios On-line
7931

Secretaria irá elaborar Plano de Gestão de Resíduos Sólidos

A secretaria Municipal de Meio Ambiente deu o primeiro passo para a destinação correta dos resíduos sólidos de Três Lagoas

14 SET 2012 - 13h:00Por Claudio Pereira

 A secretaria Municipal de Meio Ambiente deu o primeiro passo para a destinação correta dos resíduos sólidos de Três Lagoas, como os materiais recicláveis e os restos de materiais da construção civil. Isso significa que a cidade irá contar com a tão esperada coleta seletiva. Todas essas questões foram incluídas no Plano Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos, que será elaborado com essa finalidade.


O plano, que faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), foi lançado na noite desta quarta-feira, no Crase “Coração de Mãe”, e contou com a presença de 177 pessoas. Na manhã de ontem, o secretário municipal de Meio Ambiente, José Estevão Palmas de Morais, participou do programa RCN Notícias da Rádio Cultura FM (106,5) e explicou todo o processo para a implantação do plano.
 
O secretário informou que o próximo passo será a definição e capacitação do grupo de pessoas que irá participar da elaboração do plano, que será executado em etapas, obedecendo, inclusive, a estudos técnicos. A intenção, de acordo com ele, é concluir os trabalhos no dia 5 de novembro, quando o plano será apresentado à população em audiência pública. No dia 12 de novembro, a ideia é entregar o plano com as propostas para ser aprovado na Câmara Municipal, a fim de que no início do próximo ano seja dado início a implementação das propostas.
 
Para o secretário de Meio Ambiente, o plano é de extrema importância para o município, já que tem o objetivo de dar a disposição correta para os resíduos sólidos. “Temos que partir do princípio de que é preciso reduzir a geração dos resíduos, mas o que não for possível deve ser reutilizável e reciclável. Temos que dispor apenas do que não é reaproveitável”, destacou.
 
O reaproveitamento do lixo, segundo José Estevão, contribui para a vida útil do aterro, além de ser uma fonte para a geração de renda. “O plano vai direcionar quais as ações e investimentos que serão realizados no direcionamento correto dos resíduos sólidos de Três Lagoas. Vamos ter o direcionamento de como será a implantação da coleta seletiva que, a partir da aprovação do plano, passará a ser obrigatória”, salientou.
 
Em relação aos restos de materiais da construção civil, que hoje são destinados ao “buracão da Vila Piloto” juntamente com galhadas, o secretário informou que a intenção é reaproveitar esse material também. Futuramente, segundo ele, o objetivo é implantar uma usina de reciclagem de restos da construção civil. (A.C.S.)
 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
7300