RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

Segue baixo número de doadores de medula óssea

No Hemonúcleo a média mensal de cadastro é 10 a 15 pessoas, o ideal seria 300, segundo a direção do órgão

Por Redação
26/01/2013 • 08h31
Compartilhar

Com três anos de existência o banco doadores de medula óssea, no Hemonúcleo de Três Lagoas, tem, hoje, apenas 2.945 pessoas cadastradas. O índice, segundo Vânia Lydia Nahas, responsável pelo setor de medula óssea, é considerado muito baixo quando comparado à demanda existente e à população local.  Ela explica que a média mensal de cadastro no órgão é 10 a 15 pessoas, quando o ideal seria em torno de 300 pessoas, considerando a população do município de aproximadamente 106 mil habitantes.

De acordo com Vânia Lygia, a chance de encontrar um doador compatível fora da família é de uma em 100 mil pessoas. “Por isso, quanto maior o número de cadastrados, mais chances os doentes terão”, pontuou. 

Conforme, Vânia Lygia, ainda há muito medo por parte da população em ser doador. Mas, ela explica que não há risco algum em doar a medula óssea, pois em 14 dias o organismo repõe o líquido retirado. “É tão simples salvar uma vida”, frisou.

Transplante
O transplante de medula óssea é indicado para pacientes com leucemia, linfomas, anemias graves, imunodeficiências e outras 70 doenças relacionadas ao sistema sanguíneo e imunológico. Um transplante é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.
Para ser doador é preciso estar com boas condições de saúde e ter entre 18 e 55 anos. Os voluntários devem preencher um formulário com dados pessoais e depois é coletada uma amostra de sangue para o teste que verifica a compatibilidade do doador com o eventual receptor. O cadastramento é feito apenas uma vez e os doadores devem manter suas informações de contato sempre atualizadas. 

O Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) armazena todos os resultados em um banco de dados. O doador é acionado quando a compatibilidade é confirmada. Para que o transplante de medula óssea seja realizado é necessário que a compatibilidade entre o doador e receptor seja de 100%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas