Rádios On-line
8936
JORNAL DO POVO MOBILE
VEJA COMO SE INSCREVER

Sem custo, IFMS de Três Lagoas oferece 160 vagas em cursos técnicos integrados

Cursos técnicos são integrados ao ensino médio e candidatos devem passar por processo seletivo; as inscrições terminam dia 5 de novembro

5 OUT 2018 - 08h:49Por Tatiane Simon

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até 5 de novembro as inscrições para o Exame de Seleção 2019, processo seletivo de ingresso em cursos técnicos integrados ao ensino médio. A oportunidade é para estudantes que queiram cursar, ao mesmo tempo, o ensino médio e um curso técnico. 

São 1.350 vagas para todo o Estado (campi de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã). Para Três Lagoas, a oferta é de 160 vagas para os cursos de Eletrotécnica (80) e Informática (80). Todos os cursos são gratuitos e as inscrições são feitas pela internet.

Os interessados podem escolher entre nove opções de cursos técnicos integrados: Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

O requisito é ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro de 2019. Outra regra para participar é que o candidato tenha o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.

A prova será aplicada no dia 25 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus.

Os candidatos deverão responder 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais, conforme conteúdo programático disponibilizado.

O gabarito deverá ser divulgado no dia seguinte. A previsão é que resultado final do Exame de Seleção 2019 e a primeira chamada sejam publicados no dia 19 de dezembro, com matrículas em janeiro do ano que vem.

Passo a passo

Para se inscrever, o primeiro passo é fazer o cadastro na Página do Candidato da Central de Seleção. Quem já é cadastrado no sistema não precisa preencher os dados novamente. Depois, é só fazer a inscrição, escolhendo uma das opções de campus, curso e turno oferecidos pelo IFMS.

Importante: só serão aceitas inscrições feitas com o CPF do próprio candidato. Não são aceitos os números do documento dos pais ou responsáveis.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 25 e o pagamento poderá ser feito até 8 de novembro.

Os candidatos que apresentarem documento que comprove escolaridade em escola pública ficarão isentos da taxa de inscrição. O pedido de isenção deverá ser feito até 19 de outubro, no ato da inscrição, selecionando o item “Isento” e anexando o documento comprobatório.

O edital de abertura do Exame de Seleção 2019 está disponível na Central de Seleção. O candidato deve ler o documento atentamente para compreender as regras do processo seletivo e não perder os prazos do cronograma.

Técnico Integrado

O estudante cursa, ao mesmo tempo, o ensino médio regular e a formação profissional e tecnológica escolhida. Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo de trabalho.

No IFMS, todos os cursos são oferecidos gratuitamente.

Deixe seu Comentário

TVC

TVC Canal 13

Pantanal Mobile