Rádios On-line
TRêS LAGOAS

Sem-teto invadem área no bairro São João

Famílias alegam que não conseguem pagar aluguel e área não cumpre a função social

22 JUN 2021 - 17h:46Por Ana Cristina Santos

Famílias que se consideram sem-teto invadiram e começaram a construção de barracos em uma área pública no bairro São João, em Três Lagoas. A ocupação começou nesta semana e cerca de 50 famílias estão no local.

Os sem-teto alegam que a área não cumpre a função social, e sem condições de pagarem aluguel, resolveram ocupar o espaço. “Esperamos do Município, do Estado e dos órgãos que têm como função a defesa do direito à vida digna, uma solução e não a repressão”, diz o movimento em nota.

O aumento do custo de vida, alimentação, gás, energia, água e remédios, segundo o movimento, tem levado as famílias de trabalhadores a se amontoarem em moradias precárias, intensificando o risco de contágio pelo novo Coronavírus. Além disso, ressalta que o pagamento de aluguéis, em Três Lagoas, é um dos maiores do Estado.

Ainda de acordo com o movimento, o desemprego, agravado na pandemia, tem levado essas famílias ao endividamento e à impossibilidade de continuar morando de aluguel.

“As famílias, compostas na maioria dos casos por crianças, não têm alternativa a não ser ocupar terrenos vazios. O despejo que a prefeitura recorrentemente faz dessas famílias em áreas públicas, não resolve o problema, mas sim agrava os índices de pobreza, violência e aumenta a população em situação de rua”, ressalta o movimento.

Na tarde desta terça-feira (22), fiscais da prefeitura estiveram no local, acompanhados de policiais militares, mas as famílias não quiserem assinar a notificação para deixar a área.

Deixe seu Comentário