RÁDIOS
Três Lagoas, 16 de abril

Semana Cultural encerra festejos

O estado de Mato Grosso do Sul tem a segunda maior comunidade de okinawanos

Por Redação
16/12/2008 • 06h00
Compartilhar

O deputado Akira Otsubo (PMDB), acompanhado do seu filho, vice-prefeito de Três Lagoas, Luiz Oshio Akira, abriu oficialmente ontem (15), na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a semana cultura que encerra as festividades do centenário da Imigração Japonesa no Estado.
"É uma importante homenagem que prestamos a toda a comunidade japonesa do nosso Estado", disse o deputado Akira, em seu pronunciamento.
O estado de Mato Grosso do Sul tem a segunda maior comunidade de okinawanos e a terceira maior comunidade de descendentes japoneses do Brasil. Segundo o presidente da Associação Okinawa de Campo Grande, Jorge Tanashiro, eles totalizam 40 mil pessoas, residindo na Capital, e cerca de 55 mil morando em outros municípios do Estado.
A solenidade, realizada no saguão do Palácio Guaicurus, na Assembléia Legislativa, contou com apresentações culturais de dança, simulação de lutas inspiradas nos samurais e a entrega do diploma Kasato Maru e da Medalha de Honra do Mérito Legislativo do Centenário de Imigração Japonesa ao presidente e idealizador do Instituto Cultural Niten, Jorge Kishikawa.
Também foi aberta a exposição de quadros de artistas japoneses e descendentes, no saguão da Casa de Leis, que poderá ser visitada durante toda a semana. "Quando os japoneses chegaram ao Brasil, a arte era uma forma de sobreviver, depois de viver e hoje de reviver", disse o deputado Akira. "É o ser humano expresso em arte, são obras que retratam a cultura e a simplicidade do povo japonês", completou.
Na solenidade, foi lançado ainda o livro "Haisha, cirurgião dentista nikkey - suas histórias", de autoria da dentista Edna Kohatsu. Ela retrata na obra a história de 42 famílias de descendentes de japoneses, que fixaram residência em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.
As festividades alusivas ao Centenário da Imigração Japonesa continuam hoje (16), a partir das 19h30, na Assembléia Legislativa, quando será entregue a Medalha de Honra do Mérito Legislativo do Centenário de Imigração Japonesa a 18 pessoas com atuação reconhecida na Comunidade Japonesa.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas