Rádios On-line

Senai destina mais de 200 vagas de aprendizagem industrial

Processo seletivo visa qualificar jovens aprendizes para o mercado de trabalho

19 FEV 2013 - 07h:40Por Divulgação

Foram encerradas na última sexta-feira as inscrições para 219 vagas para cursos de aprendizagem industrial em Três Lagoas. Segundo informações do Senai, os cinco cursos profissionalizantes visam atender à demanda das indústrias do município, entre elas, principalmente as áreas administrativas de produção e confecção.

Ao todo, serão 38 vagas para o curso de assistente administrativo industrial, 113 para assistente de produção industrial, 30 de confeccionador industrial de calçados, 20 para costureiro industrial e 18 para mecânico de manutenção industrial.

Os cursos contam com uma carga horária de 1,6 mil horas. As aulas, com oito horas diárias, são divididas em duas etapas, sendo quatro horas de aulas teóricas, na sede do Senai, e quatro horas de aulas prática profissional, dentro da indústria que solicitou a qualificação. O Senai lembra que, além de gratuita, a instituição ainda fornece um salário mínimo mensal para os aprovados até a conclusão da qualificação. 

A bolsa visa atrair estudantes que concluíram o ensino médio. Ainda segundo o Senai, atualmente, uma das maiores demandas de emprego está na área têxtil, no entanto, a instituição de ensino vem enfrentando dificuldades em encontrar alunos com interesse na área. 

INSCRIÇÕES
Em nota, a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) informou que, para se inscrever, o candidato precisou apresentar originais de RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, atestado de escolaridade, comprovante de endereço e, no caso de homens com mais de 18 anos, certificado de reservista.

O processo seletivo será realizado no dia 24 de fevereiro, às 8h, na unidade do Senai de Três Lagoas. O gabarito da prova estará disponível a partir do dia 25 de fevereiro para os interessados nas unidades onde os cursos estão sendo oferecidos e também na Internet pelo endereço eletrônico www.fiems.com.br. A lista com o nome dos aprovados será fixada no Senai e divulgada na internet no dia 28 deste mês. No mesmo dia, também serão abertas as matrículas, que se estendem até o dia 15 de março. No dia 18 daquele mês, está previsto o início das aulas.

Em todo o Estado, o processo seletivo será realizado em sete municípios, o que equivale a um total de 471 vagas ofertadas. Três lagoas é a que tem o maior número de vagas abertas, à frente de Campo Grande, com 109 vagas para os cursos profissionalizantes.

Conforme o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, o processo seletivo de aprendizagem industrial destina-se, exclusivamente, para atender as necessidades de empresas contribuintes do Senai quanto à admissão de aprendizes industriais, de acordo com os dispositivos legais vigentes. 

No ano passado, o Senai de Três Lagoas formou em torno de 300 aprendizes. Por e-mail, a instituição informou que muitos desses jovens concluíram o processo de aprendizagem já com emprego garantido. 

Para este ano, o Senai pretende atingir a meta de 12 ml matriculados nas três modalidades de formação: técnica, aprendizagem industrial e qualificação profissional. Em 2012, os cursos mais procurados foram, mecânica, celulose e papel, segurança no trabalho, assistentes administrativo e de produção industrial e caldeireiro, soldador, hidráulica e elétrica.
 
Matéria editada às 10h19 para correção de informação. As inscrições foram encerradas na última sexta-feira.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13