RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

SESI irá imunizar mais de 6,6 mil trabalhadores

Em Três Lagoas, mais de 6.600 trabalhadores serão imunizados contra três tipos de vírus da gripe, incluindo o H1N1

Por Arquivo JP
19/04/2013 • 08h21
Compartilhar

Na próxima quarta-feira, a equipe de saúde da instituição de Serviço Social da Indústria (SESI) dará início à vacinação. Mais de 6.600 trabalhadores serão imunizados em Três Lagoas. A campanha da vacinação teve início em fevereiro em todo o país. No ano passado, cerca de 16.467 industriários receberam a dose da vacina em todo o estado de Mato Grosso do Sul.

A vacinação também imuniza os trabalhadores contra três tipos de vírus que causam os sintomas da gripe, dois contra tipos considerados “normais”, ou seja, tipos mais simples, assim como também contra o tipo de vírus H1N1, que causa a gripe A, altamente contagiosa e nociva à saúde. 

Segundo o gerente do SESI de Três Lagoas, Cleber Pacheco de Almeida, o número de doses da vacina vai de acordo com o número de funcionários. “Os representantes das empresas nos procuram e nos passam o número de funcionários que possuem. Depois disso, nossa equipe de saúde vai até as indústrias para realizar a vacinação. Neste ano, cerca de 6.656 industriários serão imunizados”, explicou.

Cleber destacou a importância da imunização. “Os trabalhadores merecem essa atenção. Quem ganha com isso, além dos próprios funcionários, são as empresas. A qualidade de vida é fundamental para todos. Os líderes das indústrias estão cada vez mais preocupados com o bem-estar de seus funcionários. Uma prova disso é que, há quatro anos, aplicávamos cerca de 500 doses da vacina, e, hoje, já são mais de 6.600. O número cresce a cada ano que passa”, informou.

Cleber ainda informou que também será realizado um estudo epidemiológico e farmacoeconômico para mostrar o impacto positivo da prevenção na produtividade e desempenho dos trabalhadores da indústria. 

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente, 60% de pessoas de 20 a 59 anos de idade contraem a gripe A (Influenza H1N1) em todo o mundo. A gripe comum ataca entre 5% e 15% da população mundial e provoca até 500 mil mortes por ano. O ciclo do vírus dura de 7 a 14 dias, o que gera para as empresas afastamentos de trabalhadores e também o presenteísmo - quando o empregado vai ao trabalho, mas não consegue produzir, devido a dores e cansaço provocados pela gripe.

A vacinação será realizada de acordo com os turnos das indústrias e permanecerá até completarem a aplicação de todas as doses.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas