RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Sesi promove palestra 'IST/HIV e Combate ao uso de Drogas'

O intuito é conscientizar os participantes sobre a prevenção de doenças e infecções sexualmente transmissíveis

Por Redação
20/09/2018 • 08h48
Compartilhar

Palestras educativas com o tema “IST/HIV e Combate ao uso de Drogas” serão promovidas, em Três Lagoas, pelo Sesi, nos dias 24 e 28 de setembro. As inscrições podem ser feitas na unidade da instituição, é aberta para a população e o investimento é de R$ 25. O intuito é conscientizar os participantes sobre a prevenção de doenças e infecções sexualmente transmissíveis, além de prevenir e apresentar os riscos do uso e abuso de substâncias prejudiciais à saúde.

As palestras também vão ocorrer em Campo Grande, Corumbá, Dourados e serão presenciais. Também são ministradas nas unidades do Sesi de cada município, com horários flexíveis, que podem ser ajustados conforme a demanda dos inscritos. A realização do evento é condicionada à inscrição de, pelo menos, 10 participantes e qualquer alteração nas datas ou horários será previamente comunicada àqueles que já tiverem se matriculado.

O que são ISTs?

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.

A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde).

O que é HIV?

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da Aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas