RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Sete municípios não atingem meta de vacinação

Campo Grande lidera o ranking entre os que estão mais distante de atingir os 95%

Por Loraine França
15/09/2018 • 10h00
Compartilhar

Dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), revelam que 97% das crianças com idades entre um e cinco anos foram vacinadas contra o sarampo e, 96%, contra a poliomielite em Mato Grosso do Sul. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de imunizar 95% desse público-alvo. Em todo o estado, das 158.083 crianças, quase cinco mil ainda precisam receber as doses da vacina. 

A campanha começou no dia 6 de agosto e terminou nesta sexta-feira (14). 

Mesmo com o alto índice de cobertura vacinal, 7 municípios do Estado ainda não atingiram a meta de vacinação contra essas doenças. 

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Campo Grande lidera o ranking entre os que estão mais distante de atingir os 95%. A meta de imunização na capital, até o fechamento desta reportagem, foi de 86% para poliomielite e sarampo. São, aproximadamente, 6.600 crianças que devem ser imunizadas. 

Os outros municípios que ainda estão abaixo da meta são Terenos (87%), Brasilândia (90%), Itaporã (91%), Jaraguari (92%), Aquidauana (93%) e Ponta Porã (93%).

RISCOS
Para Gislaine Coelho Brandão, coordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a campanha apresenta resultado satisfatório e a intenção é que 100% do público-alvo receba as doses das vacinas. “Isso significa que, se acontecer de começarmos a ter casos de sarampo em Mato Grosso do Sul, a doença não vai se propagar de forma alastrante”, explica. 

A coordenadora lamenta a baixa cobertura nos municípios que ainda não atingiram a meta e se preocupa com as crianças que não estão protegidas contra as doenças. “Se elas entrarem em contato com uma pessoa que está com sarampo, elas podem contrair a doença. O sarampo é uma doença muito grave, que traz sequelas, deixa a criança internada e pode levar ao óbito”, ressalta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas