RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Sexo sem camisinha eleva número de casos de HIV positivo em Três Lagoas

Maioria dos pacientes tem menos de 30 anos e segundo grau completo, segundo dados de órgão municipal de controle da doença

Por Kelly Martins
16/12/2017 • 15h30
Compartilhar

Somente neste ano, 700 pessoas diagnosticadas como portadoras do vírus HIV entraram em tratamento, em Três Lagoas. A maioria tem entre 20 e 30 anos e ensino médio completo, segundo dados da Assistência Social do Programa Municipal IST/AIDS/HV. Em seguida, aparecem as pessoas com idade entre 31 e 40 anos e, em terceiro lugar, pessoas cuja faixa etária vai dos 41 aos 50 anos. O número é alto e gera alerta às autoridades de saúde, que buscam promover ações de orientação e combate à doença.

Entre janeiro e dezembro de 2017, por exemplo, 91 novas pessoas foram contaminadas pelo vírus.  A pesquisa aponta que, nesses casos, os homens representam a maioria dos pacientes. A quantidade faz com que o aumento seja acima de 60%, se comparado com os últimos dois anos. “A quantidade de novos pacientes aumenta a cada dia em todo o país. Trata-se de um problema de saúde pública que deve ser combatido com ações preventivas e conscientização”, declarou a psicóloga do Programa Municipal, Susie Donero.

Pessoas que tem o vírus HIV podem ou não desenvolver a Aids, doença que ataca o sistema imunológico. O HIV é o estágio inicial da doença, quando a carga viral é baixa e ainda não destruiu o sistema imunológico do soropositivo. Na lista de pacientes em tratamento, em Três Lagoas, ainda tem 194 pessoas com Hepatite C e 57 com Hepatite B.  

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo dados do Ministério da Saúde, de 2007 a junho de 2016 foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) 136.945 casos de infecção pelo HIV no Brasil. A maioria (52,3%) dos casos ocorre em pessoas na faixa etária de 20 a 34 anos. Nos últimos cinco anos, o Brasil tem registrado uma média anual de 41,1 mil casos de aids.

Sífilis e hepatites

No período de 2010 a junho de 2016 foram notificados no Sinan 227.663 casos de sífilis adquirida. Entre 2014 e 2015, houve um aumento de 32,7% nos registros da doença. Em 2015, o número total de casos notificados de sífilis adquirida no Brasil foi de 65.878. Naquele ano, observou-se que 55,6% desses casos eram da faixa etária de 20 a 39 anos.

Depoimentos

Como alerta e prevenção, pacientes decidiram contar a própria história em uma cartilha lançada na quinta-feira (14). “Depoimentos HIV-Aids”, reúne relatos emocionantes e que servirão como apoio para muitas pessoas que iniciaram o tratamento.  “No meu trabalho de atendimento às pessoas com AIDS, sempre pedia para contarem suas histórias de vida, como forma de desabafarem e manifestarem suas revoltas e mágoas, e colocar tudo isso no papel”, contou a assistente social Isabel Cristina.

A orientação da assistente social é que as pessoas que não têm o hábito de usar preservativos nas relações sexuais façam exames regularmente para identificar eventuais infecções e impedir sua disseminação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas