RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

Criatividade e ousadia na formação dos trabalhadores da educação de Três Lagoas

Informe Publicitário

Por Redação
14/08/2017 • 08h39
Compartilhar

O SINTED, de forma articulada ao seu estatuto, que prevê o compromisso com o aprimoramento cultural, intelectual e profissional de seus filiados, desde 2014, promove uma aproximação/parceria com a UFMS para fomento e promoção de eventos de caráter formativo, científico e cultural.

Ainda em 2014, o SINTED foi colaborador na organização e desenvolvimento da Semana de Educação do CPTL/UFMS, em que a discussão foi centrada nas políticas de formação de professores, políticas inclusivas, bem como em pesquisas e práticas na educação da infância. Evento marcado por importantes debates e expressiva troca de experiências entre trabalhadores da educação, alunos e professores da universidade.

A parceira do SINTED com o LEA/UFMS se intensificou no desenvolvimento de projetos formativos a partir da coordenação do LEA – Laboratório de Ensino e Aprendizagem da UFMS. Parceria que, inicialmente, viabilizou a realização do III Seminário de Pesquisas e Práticas na Educação da Infância – III SPPEI, em 2016, com grande participação dos trabalhadores da educação de Três Lagoas.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também em 2016, a Diretoria do Sinted e os professores pesquisadores do LEA realizaram reuniões para organizar um conjunto de oficinas e palestras que vem sendo desenvolvidas desde o início de 2017. O Projeto atingiu a ampla aceitação de centenas de trabalhadores em educação.

Os participantes das oficinas/palestras apontam a contribuição positiva do projeto para as práticas pedagógicas  e para os desafios que o contexto das reformas educacionais vem impondo à educação.

Na semana passada, a parceria que já era um sucesso se consolidou, após o encontro entre a diretoria do SINTED e os professores pesquisadores do LEA/UFMS, em que se destacou a avaliação positiva do projeto pelos trabalhadores da educação, garantindo assim compromisso de continuidade dessas atividades. O LEA/UFMS sinalizou a possibilidade de trazer mais professores pesquisadores, das mais diferentes licenciaturas da UFMS, para oferta de oficinas, palestras e seminários, ampliando e fortalecendo significativamente este trabalho inovador de formação entre os trabalhadores.

Relatos do trabalhadores da  educação...

“ [...] acho de suma importância   a parceria  que  o Sinted fez com a Universidade [...] são momentos onde  sempre refletimos  sobre nossa prática  pedagógica.” ( Iva Severina, professora, E. M. Olintho Mancini’

“ Aprendi todas as informações que preciso para dar continuidade a minha carreira profissional como educadora. Agora entendo melhor todo processo e posso debater sobre este assunto sem medo de achar que não sei do  que estou debatendo.  ”

( Dalvanete, da Rocha, professora, E. M. Profº Elson Lot Rigo/ E.E. Bom Jesus)

“ Os cursos são importantes para que os professores possam se capacitar em temas atuais e utilizar em sala de aula, os de T.I.C. relataram a importância de adequar-se as novas tecnologias, o de LGBT de como lidar com o tema em sala de aula e discutir sobre possíveis discriminações e o projeto político pedagógica para orientar nosso trabalho.”                       

(Pâmela Freitas Maia Vanin, professora,  C.E.I. Interlagos)

“ As oficinas proporcionaram  trocas de ideias e uma reflexão profunda sobre o papel do professor na sociedade atual que está em constante transformação.”

(Karina Paula Rodrigues dos Santos, professora, E.E. Bom Jesus)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas