RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Sofre com os sintomas da TPM? Veja os alimentos que podem te ajudar

Especialista explica como é possível aliviar as dores, inchaço e irritabilidade deste período sem precisar utilizar remédios

Por Tatiane Simon
18/03/2018 • 07h30
Compartilhar

A Tensão Pré Menstrual (TPM) é um problema que atinge pelo menos 80% das mulheres no Brasil e produz sintomas que podem variar entre cólica, alteração na alimentação, inchaço, dor de cabeça, irritação, ansiedade e desanimo, entre outros. Segundo especialistas, a alimentação pode ser uma importante aliada para minimizar a TPM.

De acordo com a nutricionista Graciele Pelegrini, a combinação de alimentos específicos representa uma forte arma para combater os efeitos desagradáveis do período. Outros, no entanto, devem ser evitados para que os sintomas não fiquem ainda mais intensos. “É claro que a alimentação saudável deve haver ao longo de toda a vida. Mas no caso das mulheres, em especial, o cuidado durante o período da TPM deve ser reforçado”, pontua.

A especialista ressalta para a importância em ingerir alimentos ricos em cálcio, complexo B e magnésio. Eles são capazes de diminuírem a irritabilidade e retenção hídrica. É possível encontrar estes compostos em frutas, como melancia, abacaxi e mação.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As verduras folhosas de cores mais escuras são ricas em magnésio, potássio e ferro. “Também são fonte de cálcio, que auxilia nas contrações musculares, diminuindo as dores”, explica.

Os alimentos ricos em magnésio devem ser incluídos na dieta feminina. “Você deve inserir estes alimentos na sua rotina alimentar, mas coma figo, aveia, beterraba, quiabo, abacate e banana, entre outros alimentos ricos no nutriente, especialmente, alguns dias antes e durante o período menstrual”. E ainda complementa com outras dicas: “salmão, azeite de oliva, nozes, castanha e linhaça podem melhorar a circulação e também reduzir o inchaço. Vegetais verdes escuros são ricos em cálcio, que ajuda a aliviar cólicas. Já o consumo de arroz integral, feijão, ervilha, aveia, trigo, soja pode amenizar a irritabilidade durante o período, enquanto a soja e seus derivados aumenta a disposição e reduz a fadiga”.

Para evitar

Segundo Graciele, a mudança de hábitos alimentares não deve se restringir ao período de TPM, mas evitar alguns alimentos pode aliviar os sintomas. “Uma alimentação inadequada pode contribuir para o aparecimento de distensão abdominal, náuseas, inchaços, dores nas mamas, alterações de humor e outras queixas na TPM. Evite o consumo de café e seus derivados, reduza o sal da comida, evite doces em excesso e fuja do álcool. O ideal é procurar fazer refeições mais frequentes, com menor quantidade de alimentos. Consuma alimentos mais leves, com teor reduzido de gordura saturada e sal. Dê preferência para frutas, vegetais, grãos e alimentos diuréticos como a melancia, aspargos, salsa, agrião e morango”, recomenda.

Como incluir?

Em Três Lagoas, é possível encontrar em um só lugar boa parte dos produtos indicados pela nutricionista Graciele. A loja Bem Estar A Granel, localizada na avenida Antonio Trajano, 1039, no Centro da cidade, oferece farinhas, farelos, sementes, chás, castanhas, frutas cristalizadas, temperos. Além de doces e guloseimas e argila, utilizadas para a beleza da face. Os produtos são comercializados com qualidade e preço justo.

Conforme o empresário, Wilson Roberto de Oliveira, o diferencial dos produtos da Bem Estar A Granel, é o quanto eles são frescos. “Nossos estoques são renovados todos os sábados. Não tem como formar um estoque muito grande, afinal, prezamos pela qualidade”, salienta.

Outro diferencial do estabelecimento é poder adquirir a quantidade exata que o consumidor necessita. “Não precisa comprar um pacote de um quilo fechado se, na verdade, vai utilizar uma quantidade menor”, explica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas