RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Som alto no trânsito gera 22 multas em Três Lagoas e PM alerta

Poluição sonora e perturbação do "sossego público" são considerados infrações graves e multa de R$ 193,25

Por Kelly Martins
06/09/2017 • 08h00
Compartilhar

Um tipo de autuação que vem ganhando destaque em Três Lagoas é a multa por som alto dentro de automóveis. Somente neste ano, a Polícia Militar multou 22 proprietários de veículos após denúncias e flagrantes de  poluição sonora. A infração é considerada grave, com cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e penalidade de R$ 195,23, além da retenção do carro.

Durante as abordagens, dois veículos foram apreendidos pelos policiais. De acordo com dados repassados pelo Pelotão de Trânsito da PM ao JPNEWS, os policiais foram acionados por moradores em diversos pontos da cidade e também em espaços de lazer. Nesse caso, como determina o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a equipe vai até o local com um equipamento que realiza a medição do volume em decibéis, chamado decibilímetro.

“Nós verificamos se está acima do permitido e autuamos o proprietário. Estamos trabalhando com o crime de poluição sonora e, não, como perturbação de sossego que é aplicado na esfera administrativa”, declarou um policial que atua no setor.

Segundo a PM, algumas multas foram aplicadas na Lagoa Maior, um dos pontos turísticos da cidade e onde é proibido som alto desde 2014. Também no Jupiá, bastante visitado por turistas e que, constantemente, registra autuações deste tipo contra motoristas. Nos bairros Interlagos, Quinta da Lagoa, Alvorada, como ainda em conveniências, foram aplicadas multas.

Ficam fora das regras do Contran, buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha-a-ré, sirenes, veículos de publicidade com caixas de som e carros de competição e entretenimento em locais permitidos pelas autoridades competentes. A PM destaca que o número de autuações é considerado dentro da média, levando em consideração a frota de veículos no município. Por outro lado, faz alerta sobre a necessidade de conscientização da população, já que som alto é considerado crime. Denúncias e reclamações podem feitas no telefone 190 da PM. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas