Rádios On-line
NOVA REGULAMENTAÇÃO

Supermercados de Três Lagoas não devem mudar atendimento após novo decreto

Setor já funciona aos domingos e feriados na cidade; empresários e sindicato não acreditam em mudanças nos horários

18 AGO 2017 - 08h:16Por Sergio Colacino

A nova regulamentação que reconhece os supermercados como atividade essencial, assinada nesta quarta-feira (16) pelo presidente Michel Temer, em Brasília, não deve afetar o atendimento nos principais comércios deste tipo em Três Lagoas. Na cidade, o expediente em domingos e feriados já é praticado.

“Nosso acordo já é homologado com o sindicato da categoria e, para nós de Três Lagoas, a decisão não muda a rotina. Para algumas cidades do estado, como Campo Grande, por exemplo, que tinham alguma dificuldade, isso vai ser positivo”, avalia o empresário Joaquim Barbosa. “É importante que ressaltar que essa regulamentação não altera em nada os direitos trabalhistas dos funcionários, que seguem normalmente o acordo da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)”, completa.

O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Três Lagoas, Eurides Silveira de Freitas, segue a mesma linha e não acredita em alterações para os trabalhadores. “Nós já fazemos uma convenção diferenciada para os supermercados por considerarmos que eles vendem itens de primeira necessidade. Não sei se muda alguma coisa em termos de salário, mas aqui em Três Lagoas os supermercados já trabalham assim e não há problemas”, explica.

Para o empresário Leandro Thomé, a regulamentação não deve afetar os horários de funcionamento dos mercados. “Ganhamos uma liberdade e facilidade maiores por podermos negociar diretamente com os funcionários. Mas não acredito que os horários mudem, até porque isso envolve economia e é preciso analisar bem qualquer mudança deste tipo”, avalia.

Com o novo status, o setor passa a ter segurança jurídica para contratar seus funcionários e negociar com prefeituras e sindicatos a abertura dos estabelecimentos aos domingos e feriados, em todo o Brasil.

Deixe seu Comentário