RÁDIOS
Três Lagoas, 18 de abril

Surto de dengue eleva demanda por plaquetas no Núcleo de Hemoterapia

Preocupação é com o prazo curto para uso do hemoderivado de sangue em pacientes com a versão hemorrágica da doença

Por Tatiane Simon
23/12/2018 • 08h00
Compartilhar

O Núcleo de Hemoterapia (Hemonúcleo) de Três Lagoas registrou um aumento na demanda por plaquetas de sangue para atender pacientes da cidade contaminados com dengue hemorrágica. Segundo a coordenadora da unidade, Karine de Barros, há dificuldade de manutenção de estoque devido à validade curta do derivado. "Plaquetas duram até cinco dias. Após esse tempo, devem ser desprezadas porque perecem", explica.

O Hemonúcleo é único órgão autorizado por autoridades de saúde do país a receber doações para servir hospitais. De acordo com Karine Barros, para evitar falta de hemácias e plaquetas concentradas, a orientação é que haja regularidade na frequência de doações. "Não precisa que toda a cidade venha no mesmo dia [doar] achando que vamos manter um grande estoque. Na prática, a hemácia tem durabilidade de 35 dias, o plasma dura um ano e a plaqueta só cinco dias. Se houver uma rotação de doadores ao longo do ano inteiro, o Hemonúcleo não vai sofrer com a falta", complementa.

As doações podem ser feitas por pessoas com idade entre 16 e 60 anos, em bom estado de saúde. O Hemonúcleo fica na rua Manoel Rodrigues Artez, número 520, bairro Colinos, e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CAMPANHA

Uma campanha circulou, nesta semana, nas redes sociais em solidariedade ao funcionário público Arnaldo Kock Ramires, que está internado desde terça-feira (18) na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Cassems, de Três Lagoas, com dengue hemorrágica e necessitando de doação de plaquetas. A coordenadora da Hemonúcleo esclareceu que não faltou plaquetas para atendimento ao paciente. "Mas, é válido doar em prol de outras pessoas que vierem a ser internadas nesta situação", pontua.

EPIDEMIA

A dengue já é tratada como doença epidêmica em todo o Estado, segundo a secretária municipal de Saúde, Angelina Zuque, para quem só haverá redução dos números quando a população manter casas e quintais livres de criadores do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças.

Três Lagoas registra, conforme boletim epidemiológico, 3.086 casos suspeitos da doença. O boletim anterior apontava 2.443 notificações. Um aumento de 26% em uma semana.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas