Rádios On-line
CAUSA

Temperatura da água pode ter causado mortandade de peixes no rio Paraná

Mais de sete toneladas de peixes mortos foram recolhidas dos tanques-rede instalados

10 MAR 2016 - 12h:33Por Ana Cristina Santos

Nos próximos dias deve sair o resultado da análise das amostras de água coletada para saber  o que causou a mortandade de peixes no rio Paraná, em Três Lagoas. No último final de semana, mais de sete toneladas de peixes mortos foram recolhidas dos tanques-rede instalados no rio.

As amostras de águas foram encaminhadas pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) para um laboratório no Paraná. Segundo o gerente regional da Agraer de Três Lagoas, José Américo Boscaine, até o final de semana deve sair o resultado. A Agraer presta assistência técnica à cooperativa de pescadores de Jupiá, que administra os tanques-rede, colocados no rio em outubro do ano passado.

Segundo a secretária da cooperativa, Luciana Linhares Pavã, uma tonelada dos peixes encontrados mortos foi descartada. O restante das tilápias foi abatida e congelada, até que saia o resultado dos exames laboratoriais. Os prejuízos somam cerca de R$ 30 mil.

Segundo José Américo, a mortandade dos peixes pode estar relacionada à temperatura da água, devido ao aumento da matéria e excesso de amônia, o que causa a falta de oxigênio aos peixes. Entretanto, disse que é preciso aguardar o resultado da análise da água.

Deixe seu Comentário