RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Tempo seco e baixa umidade aumentam em 30% atendimentos no UPA

Três Lagoas está quase há um mês sem chuva e a umidade do ar em estado de atenção

Por Kelly Martins
25/04/2018 • 17h00
Compartilhar

Três Lagoas está quase um mês sem chuva. O outono veio acompanhado pela estiagem e tempo seco, o que tem causado problemas de saúde a muitas pessoas. Agrava ainda mais a situação de moradores que já possuem problemas respiratórios e sofrem neste período. Desde o início de abril, pacientes estão superlotando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), como também os postos de saúde, espalhados pelos bairros da cidade.

De acordo a unidade médica, o número de atendimentos de pacientes com problemas respiratórios aumentou em 30% nos últimos dias. A situação atinge mais crianças e idosos. Ao menos 15 crianças, em média, estão sendo atendidas na UPA, por exemplo, e a metade apresenta reflexos do clima. A procura por inalações também cresceu.  

O clínico e cirurgião Fernando Schuler explica que o ar seco pode provocar ressecamento de mucosas do nariz, da garganta e de pele, além de tosse e infecções. Também diarreias e vômitos. Ele orienta que as pessoas devem evitar ambientes aglomerados, lavar bem as mãos, tomar bastante água e se alimentar bem.

“Auxilia também o uso de máscaras, que ajudam a evitar a contaminação. Porém, as pessoas devem lavar as mãos constantemente, de preferência com álcool em gel, cortar as unhas”, frisou.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não há previsão de chover até 5 de maio, na cidade. O último registro de chuva em Três Lagoas foi no dia 2 de abril, porém, foram 0,6 milímetros. O meteorologista Natálio Abrahão, da Estação meteorológica Uniderp/Anhanguera, ligada ao Inmet, alerta sobre a baixa umidade do ar nesta época do ano. Três Lagoas registrou 22% na semana, sendo que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de umidade variando entre 40% a 70%, para a saúde. Dessa forma, o tem seco continua e as temperaturas devem permanecer baixas pela manhã e noite, se elevando no período da tarde.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas