Rádios On-line
9196
CBN AÇÃO 2019 PAULO VICENTE
TRêS LAGOAS

Termina nesta sexta a 1ª fase da campanha contra sarampo

Vacinação é realizada em crianças de seis meses a 5 anos de idade

25 OUT 2019 - 08h:02Por Kelly Martins

A campanha de vacinação contra o sarampo em crianças de seis meses a menores de cincos anos de idade encerra nesta sexta-feira (25), em Três Lagoas. As 16 Unidades Básicas de Saúde da cidade estão mobilizadas para atender a demanda e aplicam a vacina tríplice viral, que imuniza contra a caxumba e a rubéola, além do sarampo. A ação iniciou em 7 de outubro e houve um caso confirmado da doença, no mês de setembro.

A campanha foi dividida em duas etapas para priorizar a vacinação de dois grupos específicos. Na primeira fase, crianças de 6 meses a 5 anos de idade. De acordo com o boletim do sarampo divulgado pela Ministério da Saúde, esse é o grupo mais vulnerável. Bebês de até 1 ano de idade apresentam índice de incidência de sarampo 12 vezes maior que as demais faixas etárias.

A segunda fase, com data de início prevista para 18 de novembro, imunizará adultos de 20 anos a 29 anos de idade que não estão com a carteira de vacinação em dia. De acordo com o Ministério, a vulnerabilidade acontece porque adultos nessa faixa etária nasceram após a erradicação da doença no país, o que retirou a obrigatoriedade da segunda dose da vacina.

Sintomas

Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza (nariz escorrendo ou entupido) e mal-estar intenso. Quando o quadro completa de três a cinco dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13