RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

TJMS declara ilegal greve de agentes penitenciários

Paralisação ocorreria no domingo (25) por 24h em todas as unidades prisionais de MS

Por Tatiane Simon
22/09/2017 • 17h20
Compartilhar

A Justiça declarou ilegal a greve dos agentes penitenciários do estado de Mato Grosso do Sul, anunciada para ter início às 0h deste domingo (24) e duração de 24h nas 54 unidades prisionais do estado.  Para o desembargador Paschoal Carmello Leandro, do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (TJMS), os serviços prestados pelos agentes penitenciários são essenciais à segurança dos presos.

“Concedo a tutela de urgência nos termos da inicial, declarando a ilegalidade do movimento paredista. Via de consequência, determino que os agentes penitenciários cumpram a jornada de trabalho normal, nos termos de suas escalas de serviço, em todas as unidades do Estado de Mato Grosso do Sul”, decidiu o desembargador Paschoal Carmello Leandro.

O autor da decisão ressaltou ainda que a greve dos agentes penitenciários, marcada para domingo, “poderá acarretar possível rebelião dos detentos, haja vista que diversos direitos fundamentais dos encarcerados serão, ainda que por um dia, violados, a exemplo do banho de sol, visitas familiares, etc.”, frisa.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A paralisação da categoria foi anunciada nesta sexta-feira (22), após assembleia realizada entre agentes penitenciários e representantes do Sindicato dos Servidores Estaduais da Administração Penitenciária (Sinsap) na quarta-feira (20).

Reinvindicações

De acordo com a Sinsap, a categoria protesta também por melhores salários, cumprimento do acordo referente ao reposicionamento de classe por tempo de serviço e a convocação dos formandos. A paralisação afetaria diretamente os detentos do Presídio de Segurança Média Feminino de Três Lagoas e Presídio de Segurança Média Masculina. O município conta com aproximadamente 120 agentes penitenciários. A Agepen não soube informar sobre o déficit de servidores no município. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas